Maratona Brasileira de Programação: Unis representa Minas na final

O melhor Centro Universitário privado de Minas Gerais é também o único representante mineiro do segmento privado na Maratona de Programação! Os alunos André Filipe e Lucas Amaral, do 6º período, e Lucas Porto do 4º período de Ciência da computação do Unis-MG se classificaram para a etapa nacional da Maratona Brasileira de Programação promovida pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação). O evento, que conta com o apoio e patrocínio da IBM, é realizado desde 1996. Esta é uma etapa classificatória para as finais mundiais do concurso de programação da Association for Computing Machinery (ACM), que é a maior associação de computação do mundo. 

A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. De ano para ano as instituições e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona. 

Os times são compostos por três alunos, que tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos 8 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos. O time que conseguir resolver o maior número de problemas no menor tempo acumulado é declarado o vencedor. 

A conquista é inédita para Varginha e para o Sul de Minas. “Chegamos onde nenhuma outra instituição privada da cidade de Varginha conseguiu avançar. Isso mostra a seriedade do trabalho feito no Centro Universitário do Sul de Minas, que forma profissionais capacitados e preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho”, relata Fabrício Peloso Piucorsky, coordenador do curso de Ciência da Computação. 

Maratona em Números:  

Em 2011, foram 536 equipes de 191 faculdades concorrendo a 50 vagas na final Brasileira. O curso de Ciência da Computação do Unis-MG é o único curso privado de Minas Gerais a estar na final e um dos 8 privados do Brasil. Essa primeira fase ocorreu no dia 17 de setembro de 2011 e a Final Brasileira acontece nos dias 4 e 5 de novembro de 2011 em Goiânia. Os melhores entre os 50 serão selecionados para participar das Finais Mundiais do evento, que acontecerão em 2012 na Polônia. No ano de 2010, 6 equipes brasileiras estiveram presentes nas finais mundiais.


Maratona Brasileira de Programação
Ciência da Computação – UNIS

TORÇA POR MINAS, TORÇA POR NÓS !

Acesse www.torcidacinco.com.br e fique por dentro.