A arte de evangelizar ~ Coluna ArtenoMovimento

Recentemente, mais uma guerra foi travada entre duas igrejas evangélicas, onde seus lideres estão milionários. Ocorre que a fé calibra o caminho para conquistarmos um sonho e brincar com isso, visando o lucro ou o poder, é vergonhoso, independente da religião. 

Ecoar os ensinamentos de Cristo, sem interesse, é um dom valioso que restaura vidas e alimenta a nossa esperança. Merece um registro. A colunista do Projeto ArtenoMovimento, Daiane Ribeiro Lopes, de 23 anos e natural da cidade de Varginha, Minas Gerais, parece que nasceu para levar a palavra, principalmente evangelizando os jovens.  

Presente na igreja católica desde criança, já participou de inúmeras pastorais. Foi coordenadora de coroinhas, catequista, membro da Equipe de Liturgia e da Pastoral da Juventude. Em 2010, ela foi convidada para participar do grupo Missão Dehoniana Juvenil, também conhecido como MDJ. Um movimento de jovens, entre 15 e 29 anos, de várias cidades do Brasil e do mundo, que assumem o ardor missionário da igreja e da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, fundado por Leão João Dehon (Padres Dehonianos), com o intuito de “levar Cristo ao coração do mundo e trazer o mundo ao coração de Cristo.”, Pe. Dehon. 

Este ano, Daiane participou novamente da Missão Dehoniana Juvenil. Segunda ela, é uma experiência impar. Primeiro, pelo fato de conhecer pessoas de diversas cidades, jovens missionários, repletos de experiências para serem partilhadas. Outra coisa fantástica é o convívio comunitário, vivendo como os primeiros discípulos, partilhando tudo uns com os outros. 

“Eu fiquei numa comunidade bem carente. Foi gratificante visitar uma família pobre, cheia de problemas, olhar nos olhos deles e perceber que são felizes mesmo não tendo nada. Saíamos de lá com o coração cheio de graça, lembrávamos das nossas vidas e víamos que não temos sofrimento algum se comparado com a vida dessas pessoas. Como nos acolheram bem. Se pudessem dariam suas camas. As crianças não fazem cerimônia, pulam no nosso colo, nos beijam, brincam conosco e, sem querem, ensinam a simplicidade de ser de Deus.”, relata Daiane que também evangeliza pela internet, quinta feira a noite, com a sua coluna Espelho da Alma, no Projeto ArtenoMovimento. 

Agora, se você quer saber quanto ela ganhou com esse trabalho, ela mesmo responde: Sai de Varginha e pensei que iria ensinar sobre Deus, ensinar coisas da vida, mas engano meu, fui aprender, aprender com pessoas que não sabem ler e escrever, mas que são doutoras na faculdade da vida, aprender com crianças que tão pouco viveram, mas que sabem o sentido da simplicidade, aprender que não temos o direito de desistir em meio aos nossos problemas, pois tanta gente sofre muito mais que nós e não desistem, encontram forças em Deus e continuam a caminhada! 

Tenho certeza que existem outras Daianes por aí, levando a palavra, tirando aquilo que está dentro do coração e oferecendo ao próximo, fazendo da vida a arte de evangelizar.



Marcelo Andrade é jornalista, proprietário da Produtoramc – Ideias para Cultura, e editor de conteúdo do Projeto ArtenoMovimento.