Alterar o tamanho da letra

20 de março de 2012

Perguntas e respostas: Exame de suficiência da classe contábil

Quando será realizado o Exame de Suficiência da classe contábil? 

No dia 25 de março de 2012 será realizado o Exame de Suficiência para técnicos em Contabilidade e bacharéis em Ciências Contábeis. A avaliação será aplicada em diversas cidades do País, das 8h30 às 12h30, conforme horário de Brasília. Os candidatos inscritos deverão chegar com, pelo menos, 30 minutos de antecedência. Será necessário apresentar um documento de identificação original com foto, filiação e data de nascimento e o comprovante de inscrição. Cópias autenticadas não serão aceitas. 


Qual é o objetivo dessa avaliação? 

O Exame de Suficiência tem por meta testar os conhecimentos dos formandos em Contabilidade e a aprovação é obrigatória para obtenção ou restabelecimento do registro em CRC (Conselho Regional de Contabilidade), para o exercício legal da profissão. 


Qual é o conteúdo das provas? 

As provas, tanto dos bacharéis, quanto dos técnicos, serão compostas, cada uma, de 50 perguntas objetivas, valendo um ponto cada. Para os técnicos em Contabilidade, o conteúdo programado é: Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Noções de Direito; Matemática Financeira; Legislação e Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; e Língua Portuguesa Aplicada. Já para os bacharéis em Ciências Contábeis, as questões serão das áreas de Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Gerencial; Noções de Direito; Matemática Financeira e Estatística; Teoria da Contabilidade; Legislação e Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Auditoria Contábil; Perícia Contábil; Controladoria; e Língua Portuguesa Aplicada. 


O uso de calculadora  será permitido? 

O uso de calculadora será permitido desde que o aparelho não armazene textos. No entanto, celulares, smartphones, aparelhos de MP3 e outros equipamentos eletrônicos não poderão ser utilizados.


Quantos candidatos estão inscritos para essa edição da prova?

Para esta edição, há no Brasil 30.715 candidatos, dos quais 26.308 são bacharéis em Ciências Contábeis e 4.407 são Técnicos em Contabilidade. No estado de São Paulo são 8.537 inscritos, sendo 6.810 Contadores e 1.727 Técnicos em Contabilidade.


Fonte: Conselho Federal de Contabilidade (CFC)


Danielle Ruas
assessoria de imprensa
De León Comunicações




Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito e link ao Jornal Varginha Hoje

 
© 2010/2014 - Jornal Varginha Hoje - (Jornal Impresso, Digitalizado e On-line - Varginha MG Região). Tecnologia do Blogger.