Alterar o tamanho da letra

2 de maio de 2013

Balsa puxada só por cabo de aço leva perigo a moradores de Flora

Uma cena bastante perigosa tem sido vista todos os dias no Rio Verde, no distrito da Flora, em Três Corações. Desde fevereiro, a travessia do distrito até o outro lado do rio pela balsa tem sido feita de forma improvisada. A embarcação é presa apenas por um cabo de aço e um operador utiliza a força dos braços para mover a balsa, o que oferece sérios riscos para os usuários.

A balsa que era utilizada no transporte foi desativada e está parada às margens do rio. Não há equipamentos de segurança como por exemplo, coletes salva-vidas, o que é obrigatório de acordo com as normas da Capitania dos Portos. Os moradores do distrito da Flora utilizam a balsa para cortar caminho, já que eles têm a alternativa de ir de ônibus para Varginha ou Três Corações. No entanto, além do custo, o transporte por ônibus é mais demorado.

As reclamações são muitas e os passageiros sentem medo ao usar o transporte. No trajeto, a balsa balança muito e os passageiros ficam apreensivos. Muitas crianças chegam a utilizar o transporte.

"Eu vou praticamente todo dia, quando eu vou para a aula e sábado e domingo quando eu vou para a casa da minha avó", conta o estudante Jean Airton da Silva. "A balsa é muito perigosa pra gente passar. Tem as crianças da escola, ela balança muito, não pode entrar muita gente, são só 10 pessoas, a gente depende dela", diz a empregada doméstica Valdinéia Maria Paulino.

Segundo os moradores que precisam usar a embarcação, nem os barqueiros fazem o trabalho com segurança. "Não tem salva-vidas, não tem colete nem para o barqueiro usar, não tem nada, não tem segurança nenhuma. O barqueiro já caiu na água nas primeiras semanas", diz a operadora de máquinas Rosa Maria de Oliveira.





Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito e link ao Jornal Varginha Hoje

 
© 2010/2014 - Jornal Varginha Hoje - (Jornal Impresso, Digitalizado e On-line - Varginha MG Região). Tecnologia do Blogger.