Enviar mensagens de texto pode aumentar risco de morte

Enviar mensagens de texto e usar celulares por longos períodos pode diminuir a expectativa de vida, de acordo com um novo estudo. A explicação, segundo os especialistas da quiropraxia, estaria na postura adotada ao telefone ou tablet, que pode trazer problemas respiratórios e cardiovasculares, que aumentam o risco de morte com o passar dos anos. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.

O estudo, conduzido pela United Chiropractic Association (UCA) diz ainda que a postura pode representar um risco tão grande à saúde quanto à obesidade.

A pesquisa indica que, ao abaixar a cabeça e os ombros ao olhar para o celular ou tablet, fica mais difícil fazer uma respiração completa devido à contração muscular. A UCA ressalta que os danos são imperceptíveis a curto prazo, mas com o passar dos anos pode afetar seriamente a qualidade de vida.

De acordo com Estelle Zauner-Maughan, profissional envolvida na pesquisa, as pessoas devem estar mais atentas à postura para evitar os riscos à saúde. “A postura tem sido um fator negligenciado em nossa saúde, mas a pesquisa nos ajuda  a aumentar a conscientização sobre isso”, afirma, acrescentando que o tema  pode ser importante em termos de expectativa de vida.

Outra recomendação também diz respeito ao tempo que as pessoas gastam diante destes dispositivos – diminuir essa quantidade também pode ajudar a diminuir este quadro, informa a especialista.