Residencial Rio Verde e Jardim Ribeiro receberão o mutirão da dengue dia 12/03

Dando sequencia ao Mutirão da Limpeza, que já percorreu vários bairros da cidade levando orientações sobre a Dengue,  nessa quarta-feira, 12/03, a equipe do  Setor de Combate à dengue em conjunto com a Vigilância Ambiental vai realizar, das 7h30 às 13h, através de seus Agentes de Combate à Endemias, atividades prevencionistas no sentido de eliminar os focos da dengue em dois grandes bairros de nossa cidade, Residencial Rio Verde e Jardim Ribeiro onde notificado 02 casos suspeitos de dengue esse ano.

Vale destacar além da Equipe de Agentes de Combate à Dengue e Fiscalização, o Mutirão da Dengue conta com o apoio da Secretaria de Obras através da Limpeza Urbana (com máquinas, caminhões e serviços de varrição), da Secretaria de Agricultura (com máquinas e caminhões) e da Secretaria de Meio-Ambiente (com o caminhão coletor de lixo). Ressalta-se que nos mutirões que vêm sendo realizados, têm sido retirados uma média de 12 à 15 caminhões de materiais inservíveis.

A novidade nesta semana, é que além do Mutirão abordar dois grandes bairros, vai contar, no caso do Residencial Rio Verde, com o apoio do Conselho Comunitário na Conscientização dos Moradores, o que serve de exemplo para os outros conselhos de bairros, a participação de uma ação de caráter preventivo.

Desta forma  equipe de coordenação do Mutirão pede aos moradores que retirem de suas casas, deixando nas calçadas, todos os materiais inservíveis como móveis velhos, pneus, objetos que detém água, dentre outros, que serão recolhidos pelo Mutirão de Combate à Dengue.

Panfletagem

No sentido de proporcionar a conscientização aos moradores dos Bairros RESIDENCIAL RIO VERDE E JARDIM RIBEIRO, será feita uma panfletagem orientativa junto aos mesmos pelos Agentes da Dengue e os Agentes Comunitários de Saúde que trabalham nos Postos de Saúde da Família dos respectivos Bairros contemplados pelo Mutirão da Dengue desta semana.

Fique atento aos sintomas da dengue, se tiver febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e manchas avermelhadas pelo corpo procure a Unidade Básica de Saúde  de seu bairro.


Dicas de prevenção contra a Dengue:

*Limpar e tampar as caixas d' água,
*Limpar as calhas,
*Descartar corretamente o lixo,
*Tampar galões, tonéis, poços, latões e tambores,
*Cobrir e secar pneus que não estão sendo utilizados,
*Limpar e secar as bandejas de ar-condicionado,
*Limpar e secar as bandejas de geladeira,
*Manter os vasos de plantas sem pratinhos ou colocar areia nos pratinhos,
*Não acumular água em bromélias e outras plantas,
*Fechar vasos sanitários que não são usados constantemente,
*Virar os baldes e garrafas com a boca para baixo,
*Esticar lonas de corbetura para não formar poças de água,
*Sempre tratar a água de piscinas e fontes.

Denúncias referentes à focos de dengue em nossa cidade podem ser feitas através do denguedenuncias@varginha.mg.gov.br