Abertura do 1º Curso Livre de Formação de Gestores e Empreendedores Culturais


Falando aos alunos do 1º Curso Livre de Formação de Gestores e Empreendedores Culturais o Prefeito Antônio Silva destacou a importância da iniciativa da Fundação Cultural em proporcionar essa oportunidade aos participantes inscritos, servidores, empreendedores culturais que tiveram projetos aprovados pelo COMIC, cidadãos da comunidade cultural, gestores e usuários do Governo Municipal. “Acho da maior importância ações como essa. Vivemos num mundo altamente competitivo que a cada dia exige mais das pessoas para exercerem suas atividades. A Fundação foi muito feliz e certamente daqui os frutos virão, melhorando e fortalecendo o ambiente cultural da cidade”, disse o Prefeito.

O Curso aborda os mais diversos temas que envolvem o conceito de política pública de cultura, a cidadania cultural, os planos municipais de cultura, o sistema municipal de cultura; o conceito de cultura segundo a Constituição Federal, o papel do Estado (nação, estado, município) e da sociedade na implementação das políticas públicas de cultura, dentre outros.

Durante o curso serão abordados ainda temas ligados à educação patrimonial, circuitos culturais e os seus equipamentos culturais como instrumentos de acesso aos bens culturais, às diversas e distintas formas e alternativas de captar e mobilizar múltiplos recursos para o fomento, incremento e desenvolvimento culturais, arcabouço jurídico, técnico e administrativo-financeiro das entidades e instituições que atuam no universo da cultura; a função das emissoras de rádio e TV cultural e educativa.

As aulas acontecerão às terças-feiras do mês de abril, nos dias 01, 08, 15, 22 e 29, das 19 às 22 horas. Foram 118 participantes inscritos entre servidores, empreendedores culturais que tiveram projetos aprovados pelo COMIC, cidadãos da comunidade cultural, gestores e usuários do Governo Municipal.