Dez dicas para aprimorar o bom relacionamento pessoal

1-Não fique procurando defeitos numa pessoa para ridicularizá-la, pois defeitos você também os têm, não os vê, mas são vistos pelo resto do mundo. E, afinal, você quer ser ridicularizado?

2-É importante comunicar-se bem, falar com boa dicção, em alto e bom som. Expressar bem a voz e fazer a mensagem chegar com clareza ao seu destino é vital para que sua ordem seja executada com precisão.

3-Valorize suas amizades. Tenha fidelidade, solidariedade, respeito e fortaleça-as. Amizade frágil é como um laço mal dado: ambos podem ser desfeitos a qualquer instante.

4-Não cometa o erro de se julgar um ser perfeito, pois todos aqueles que se julgam perfeitos têm algo em comum: a imperfeição.

5-Quando lhe apresentarem ideias sedutoras para amealhar ganhos fáceis, desconfie. Cavalo que aceita agrado todo mundo monta nele. Abra o olho, fique atento, senão os lucros serão dos outros; os prejuízos, seus.

6-Não se preste a falar difícil àquela pessoa que tem pouca ou nenhuma instrução. Use linguagem simples, ou você cansará a boca falando bonito e ele cansará os ouvidos sem entender...

7-Num momento de grandes decisões, evite dividir a atenção com coisas fúteis. Mire-se no alvo dos seus objetivos. Se não você acaba se importando com o que não importa e não dando importância ao importante...

8-Ao conversar com alguém enfurecido, faça da tranqüilidade seu ponto de equilíbrio. Subir os termômetros da conversa é descer ao estágio da irracionalidade. Conduza a conversa com sutileza, em bom nível, obtendo assim um entendimento amistoso e produtivo.

9-Jamais empreste sua idoneidade para apoiar ilegalidades. Ao contrário, afaste-se delas. Para tudo que não se quer existe a palavra não. Se você fizer pacto com pecadores será partícipe dos pecados.

10-Não deixe que em você depositem o olhar da desconfiança. A moral de um homem é depreciada quando sua palavra é falsa e sua conduta questionável. Seja, portanto, verdadeiro nos seus atos. A falsidade é como a escuridão que se dissipa ao primeiro raio de luz: a luz da verdade.


Inácio Dantas
(Do livro ® “300 sugestões para você se relacionar melhor – Editora Vozes)