Dicas para montar um bom currículo para uma entrevista de emprego

Para o candidato montar um bom currículo para uma entrevista, é importante ter muita atenção nos detalhes. A cada vaga disputada o candidato deve adequar o currículo ao tipo de anuncio, pois cada empresa possui características e necessidades distintas. Portanto, não se deve repetir o mesmo currículo em todas as vagas disputadas. Já em sites de empregos, o currículo pode ser mais amplo, pois não é possível identificar quais empresas irão procura-lo. Lembrando-se que todas as informações do currículo precisam estar corretas e atualizadas, de forma clara e sucinta.

Segue abaixo, breve explicação de cada etapa do currículo:

Dados pessoais: deve apresentar nome completo, idade, estado civil, endereço, telefone e email.

Objetivo: o candidato precisa escrever de forma objetiva, para que a empresa veja qual é o nível de interesse. O candidato não deve colocar vários objetivos.

Resumo de qualificações: É muito importante que nesse tópico, o candidato informe dados positivos de sua carreira. Esse espaço tem como objetivo chamar a atenção do recrutador, fazer com que ele leia o currículo até o final. É nesse tópico que o candidato deve selecionar suas qualidades, habilidade, conhecimentos e experiências, que serão positivas para atender as necessidades do cargo.

Formação acadêmica: deve ser colocado o ultimo grau de escolaridade que possui, ou o que estiver cursando no momento. Profissionais que possuem ou estão cursando cursos técnicos, MBA e pós-graduação, deve ser citado também.

Experiência profissional: as informações precisam estar na ordem da experiência mais recente para a mais antiga. Deve conter nome da empresa, cargo, mês e ano de entrada e saída e atribuições. É importante relatar as promoções obtidas.

Cursos complementares: cursos de curta duração ou extracurriculares.

Idiomas: este tópico precisar ser respondido com sinceridade, pois o recrutador pode testa-lo na entrevista. Ele deve ser classificado como: básico, intermediário, avançado e fluente.

Informática: devem ser informados os conhecimentos e caracteriza-los.

Outras informações: esse espaço é para que o candidato informe experiências internacionais e trabalhos voluntários.

O profissional deve pensar que é através desse currículo, que ele será chamado para a entrevista. E deve entender que o currículo é a primeira etapa da entrevista.


Hugo Correia