Mutirão da dengue dia 16/04/2014

PROGRAMA DE PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE DE VARGINHA È RECONHECIDO PELA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE DE VARGINHA

O Encarregado do Setor de Combate à Dengue da Secretaria de Saúde de Varginha, José Donizete de Souza, a Chefe Geral dos Supervisores dos Agentes de Combate a Endemias, Vânia Aparecida Nobre e a Coordenadora da Vigilância Ambiental Rosângela Conde, participaram na Superintendência Regional de Saúde de uma importante reunião com o intuito de informar toda a dinâmica implantada na cidade, relacionada à prevenção e ao combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, uma vez que no LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) realizado em todos os bairros de Varginha, a classificação foi de médio risco, totalizando 34 focos do mosquito Aedes Aegypti encontrados em toda a cidade de forma dispersa.

Sendo os pratos de plantas os principais focos identificados como criadouros de larvas, embora tantas campanhas de conscientizações  e vistorias dos agentes da dengue tenham sido feitas neste sentido, o setor de Combate à dengue pedes o apoio de toda a população, conselhos comunitários e entidades de classe,  para que auxiliem ainda mais no sentido de orientar a todos sobre da importância de não deixar água nos pratos e recipientes dos vasos de plantas!

Cabe ressaltar, que independentemente da realização deste LIRAa, o Setor de Combate à Dengue e a Vigilância Ambiental de Varginha, já desenvolvem periodicamente estas amostragens, através de seus Agentes de Controle de Endemias, mantendo a cidade sob controle e realizando permanentemente ações de combate ao mosquito transmissor da dengue e conscientização em todos os aspectos em nosso município.


Mutirão da Limpeza

Nessa quarta-feira, dia 16 de abril o Setor de Combate à Dengue e a Vigilância Ambiental, com o apoio da Limpeza Urbana, da Secretaria de Obras, da Secretaria de Meio Ambiente, da Secretaria de Agricultura, dos Postos de Saúde da Família dos Bairros e de dos seus Conselhos Comunitários estarão realizando um Mutirão de Limpeza no Bairro Bom Pastor das 7h30 às 13 horas, percorrendo as ruas Catarina Limborço, Santa Catarina, Alan Kardec,  Tenente Joaquim Pinto, Maria Antonieta, Dr. José Marcos, Tônico Xavier, Ana Jacinta, Luiz Mazeli, Antônio Cesário, Vila Santa Cruz,- Homero Viana de Paula, Marciliano Braga,- Professor Jorge da Silveira,- José Limborço e Dr. Orestes Diniz.,

Com sempre os coordenadores do Mutirão pedem aos moradores do bairro que se mobilizem no sentido de retirarem de suas casas tudo o que não estiverem utilizando e que possa acumular água parada, com risco de contaminação pelo Aedes Aegypti - mosquito transmissor da dengue e febre amarela, que pode provocar febre alta, dor de cabeça, dores e manchas avermelhadas pelo corpo.

Mas atenção: Os agentes de combate à endemias não recolhem entulhos de construção, portanto pedem que não coloquem este tipo de material nos passeios porque não serão levados!

Combate aos Escorpiões

O Setor de Combate à Dengue em conjunto com a Vigilância Ambiental assumiu os cuidados referentes ao Combate aos Escorpiões na cidade.


Vale lembrar que contamos com um serviço especial de denúncias referentes à focos de dengue em nossa cidade, via e-mail: denguedenuncias@varginha.mg.gov.br