Palestra aborda atuação do CREA em meio rural

Evento acontece nesta terça-feira, em Varginha. Inscrições gratuitas por e-mail.

A Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Varginha e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais promovem, na terça-feira (15), mais uma ação do Ciclo de Palestras Rotinas Trabalhistas que está em sua XXII edição. O evento ocorre a partir das 14h, na sede da Gerência do MTE.

Desta vez, o tema da palestra que é gratuita é “A atuação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) no Meio Rural”. O palestrante é o responsável pela fiscalização do CREA Regional Sul e Centro Sul de MG, o engenheiro agrônomo Victor Torres Brito.

Conforme explica o gerente da GRTE/Varginha, Mário Ângelio Vitório, trata-se de um debate “pautado pelo viés da transversalidade” que tem como objetivo principal ressaltar a importância do trabalho integrado entre os órgãos fiscalizadores. “A atuação conjunta garante êxito nas ações fiscais e beneficiam o trabalhador. Nesse sentido, também estamos trabalhando em parceria com a Defesa Civil e a Vigilância Sanitária,” ressalta.

O evento é destinado a lideranças sindicais e patronais, agentes públicos, entidades educacionais, empresas e profissionais liberais.

Os interessados em participar da palestra podem efetuar a inscrição pelo email rotinatrabalhista.grte.vga@gmail.com informando nome completo, cargo e nome da empresa/instituição com o quantitativo de empregados. As inscrições se encerram no dia 13 de abril. As vagas são limitadas.

Para o segmento empresarial, o deferimento do pedido de inscrição levará em conta o número de empregados do estabelecimento observando a seguinte proporção:

  • Empresas/escritórios gestores  até 100 empregados: 1 participante;
  • Empresas/Escritórios gestores – de 101 a  300 empregados: 02 participantes;
  • Empresas/Escritórios gestores – de 301 a  500 empregados: 03 participantes;
  • Empresas/Escritórios gestores – de 501 a 1000 empregados: 04 participantes;
  • Empresas/Escritórios gestores – acima de 1000 empregados: 05 participantes.

Projeto

A GRTE em Varginha realiza desde 2011 o “Ciclo de Palestras Rotinas Trabalhistas” cujo objetivo é promover debates para capacitar os atores sociais da cidade sobre o conteúdo da legislação trabalhista. No decorrer do projeto, a Gerência ministrou palestras sobre diversos temas, entre os quais a Lei do Aviso Prévio e Homologação do Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, a nova lei do motorista profissional e transporte de cargas, dentre outros assuntos.

Alcance

Conforme esclarece Ângelo Vitório as ações de capacitação da Gerência de Varginha atingiram 1750 pessoas em 2013. Conforme ressalta o . “A nossa meta para este ano (2014) é somar esforços para que o projeto alcance mais trabalhadores”, afirma.