Romaria de Varginha até Aparecida é feita há 63 anos

A Romaria À Pé do Zuca, de Varginha, partiu no início da manhã desta quinta-feira (10) para mais uma caminhada até o Santuário de Aparecida (SP). A saída foi às 5h depois de uma missa na Igreja do Divino Espírito Santo, no Centro da cidade. Serão sete dias de viagem passando por sete municípios.

Em 2014 a romaria está comemorando 63 anos da peregrinação. Ela começou com Júlio Posse, popularmente conhecido por Zuca, que queria pagar uma promessa e fez a caminhada até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Com o passar dos anos, outros homens se juntaram à peregrinação.

Neste ano participam da peregrinação 430 romeiros e mais 88 voluntários que vão trabalhar no apoio aos fiéis. Ao todo, o grupo segue com 518 pessoas. A primeira parada da romaria é no Clube de Cambuquira, onde os peregrinos vão ficar até a manhã de sexta-feira (11), de onde caminham até Olímpio Noronha. A chegada à Aparecida será na quarta-feira (16).

O caminho

“Quando eu comecei a ir era só trilha e não tinha quem ensinasse. Mas eu fui guiado por uma estrela e cheguei direitinho lá”, contou Seu Zuca sobre a peregrinação, na época em que ainda era vivo. O fundador da Romaria do Zuca morreu no início de 2013, deixando a tradição do percurso aos amigos de longa data e novos peregrinos. Até Aparecida (SP), os romeiros irão percorrer cerca de 275 quilômetros, em um caminho feito por fé, devoção e religiosidade.

O ponto de partida da romaria é em Varginha na madrugada do dia 10 de abril. A primeira parada é em Cambuquira. Na sexta-feira (11), o grupo segue para Olímpio Noronha. No sábado (12), eles param em Cristina. Já no domingo (13), os romeiros ficam em Arraial do Rio Claro, uma pequena comunidade de Delfim Moreira. Na segunda-feira (14), eles chegam à cidade de Piquete, no Estado de São Paulo. O último ponto de apoio é Guaratinguetá (SP) na terça-feira (15) e finalmente, na quarta feira (16), a romaria chega à Aparecida (SP).