Segurado deve atualizar novo endereço junto ao INSS

Manter seus dados atualizados junto ao INSS, inclusive endereço residencial. Essa é uma ação que deve ser sempre lembrada pelo segurado para que receba informações e documentos de seu interesse.

Se a mudança de endereço for dentro da mesma cidade, o segurado deve informar o novo contato em uma Agência da Previdência Social, depois de agendar seu atendimento pela Central 135 ou no site www.previdencia.gov.br. Quem já tiver senha cadastrada no INSS, pode atualizar o endereço pela internet.

No caso de aposentado ou pensionista da Previdência que muda de endereço dentro do mesmo município, nem é preciso sair de casa. A atualização pode ser feita à distância, pela Central 135 ou na internet, clicando no link “Atualização de endereço de beneficiários da Previdência Social”, dentro de Agência Eletrônica.

Mudança de cidade – Quando o novo endereço é em outra cidade, além de atualizar o endereço, o aposentado ou pensionista deve pedir transferência do benefício para a agência do INSS mais próxima da sua residência. Para isso, basta levar o cartão do Benefício, documentos pessoais e um comprovante de residência.

“É fundamental que o endereço esteja atualizado para que a Previdência localize rapidamente o segurado, sempre que necessário”, reforça a responsável pela área de Benefícios da Superintendência Regional Sudeste II (SR II) do INSS, Alba Valéria de Assis.

A servidora chama atenção também para a transferência do benefício para uma agência do INSS mais próxima da nova residência. “Mantendo seu endereço atualizado, o aposentado ou pensionista não precisa se deslocar por longas distâncias caso precise resolver problemas que exijam sua presença na agência”, explica Alba.

Outras informações estão disponíveis no site www.previdencia.gov.br ou pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.  A ligação é gratuita, se feita de um telefone fixo, e paga, se feita de um telefone celular, com o custo de ligação local.


Nilmara Carla Pereira
Assessoria de Comunicação Social
Superintendência Regional Sudeste II