Vereador Pastor Fausto faz questionamentos sobre a área de Saúde

Procurando obter informações precisas sobre alguns setores da área de Saúde do Município de Varginha, o vereador Pastor Fausto apresentou dois requerimentos na Câmara Municipal onde questiona o Executivo. Em um dos requerimentos, o vereador quer informações sobre a especialidade de Infectologia. Os questionamentos são os seguintes: existe médico infectologista contratado no Hospital Bom Pastor? Em caso afirmativo, quantos são e favor listar os nomes; esse número é suficiente para atender à demanda existente no Município?

De acordo com o vereador Pastor Fausto, é muito importante obter essas informações, por se tratar de uma especialidade de fundamental importância no diagnóstico e cura de diversas enfermidades. “O infectologista é o médico especialista em doenças infecciosas. Atualmente essas doenças são responsáveis por grande parte das consultas médicas ambulatoriais e em pronto-socorro. No entanto, devido à carência de infectologistas em algumas regiões, a grande maioria dos pacientes é atendida por médicos de outras especialidades. Assim, não são raros os casos que chegam ao infectologista encaminhados por outros médicos, com atraso diagnóstico ou somente quando já aparecem complicações no tratamento ou pela falta deste. Por isso precisamos fiscalizar como está o planejamento e investimento na saúde nessa área”, disse o vereador.

PSF

O outro requerimento apresentado pelo Pastor Fausto na área de Saúde traz questionamentos sobre o Programa Saúde da Família – PSF – em Varginha. Entre as perguntas estão: quantas unidades de PSF existem no Município; quantos médicos atuam em cada unidade; quantas unidades são necessárias para atender à demanda existente; se os idosos possuem preferência no atendimento; quais são as doenças mais frequentes atendidas pelas equipes. “É importante termos essas respostas para que possamos avaliar os resultados e estudar possíveis melhorias para a manutenção da saúde da comunidade”, conclui o vereador.