DO BALCÃO PARA REDE ~ Coluna ArteNoMovimento

Olá amigos de Varginha! Tudo bem? Hoje vamos falar sobre comunicação.

Algumas pessoas me perguntam: Quais as vantagens em usar as redes sociais profissionalmente? Com isso, resolvi fazer um texto falando desse universo que cresce muito rápido e oferece grandes oportunidades.

Para entender um pouco o mundo das redes sociais e as vantagens de divulgar o seu trabalho nesse revolucionário meio de comunicação, é preciso voltar um pouco no tempo, para entendermos o impacto dessa nova tecnologia.

Ainda existe, porém antigamente era comum ver nos armazéns; principalmente no interior, num cantinho do balcão, a clássica campainha sino sineta. O cliente chegava, pegava as coisas na prateleira e na hora de pagar ele tocava a campainha para despertar o vendedor, que muitas vezes era o dono.

Imaginando essa campainha no mundo virtual, ela tem o mesmo efeito quando alguém visita a sua página no Facebook e curti uma foto que você publicou para divulgar um produto ou serviço. A diferença é que no balcão do armazém o público se restringe ao cliente e vendedor, além de alguns “gatos pingados” que poderão estar na loja. Mas no Facebook, por exemplo, essa “campainha” ecoa rapidamente e pode contaminar milhares de pessoas, que conhecerão seu trabalho.

Não é à toa que as principais empresas brasileiras estão investindo cada vez mais no universo das redes sociais. Os resultados são reais e surpreendentes. E tudo com pouquíssimo investimento.

Um exemplo recente ilustra o impacto das redes sociais. Eu estou cuidando de uma Fanpage – é assim que identificamos as páginas corporativas no Facebook – de uma pizzaria. Em poucos meses, desde sua criação, a interatividade dos clientes, participando de promoções, dando sugestões de sabores e compartilhando as fotos das pizzas, é intensa. Ou seja, novos clientes e mais resultados. Sacou? Até a próxima.


Marcelo Andrade é jornalista na produtoramc, autor do livro O Evangelho das Ruas e editor de conteúdo no Projeto ArtenoMovimento.