Empreendedorismo: se organizar é o primeiro passo para o sucesso

Para  ser um empreendedor de sucesso, o primeiro passo é ter uma vida financeira organizada. O objetivo é ter um controle financeiro pessoal equilibrado, com todas as contas em dia e ainda sobrar um algum dinheiro para investir. O problema é que a maioria das pessoas deseja estar nessa situação favorável, mas é apenas uma pequena fração que realmente fazem por onde para alcançar essa estabilidade financeira.  A realidade é que organizar a vida financeira não é tão difícil, existem passos que podem ajudar a atingir os objetivos traçados. E então, continuar com a meta de ser um empreendedor de sucesso.

O primeiro passo para se organizar, é definir os objetivos financeiros. Nada vai adiantar ter o conhecimento sobre o que fazer e como fazer, se não souber aonde quer chegar. Por isso, ao saber os objetivos, será possível saber também o quanto falta para alcançá-los.

O próximo passo é elaborar o orçamento. Normalmente essa elaboração é feita em três passos: primeiro, procure saber como está gastando o dinheiro atualmente. Segundo, avalie a importância dos gastos atuais e coloque metas de despesas que levem em conta os objetivos financeiros de longo prazo. E terceiro, fiscalize as futuras despesas, de forma que elas acompanhem o que foi planejado.

Seguindo para o terceiro passo, faça uma reserva para emergências. Como não se pode adivinhar o futuro, deve-se estar preparado para qualquer eventualidade, pois podem acontecer imprevistos indesejáveis ou até mesmo oportunidades imperdíveis.

No quarto passo é uma dica muito importante, ter disciplina! É impossível seguir qualquer planejamento e alcançar um objetivo sem ter disciplina. É comum entre muitos deixar de seguir um plano programado, um investimento que era previsto ou até mesmo gastando mais do era planejado.

Seguindo essas dicas, será possível ter uma ótima base para dar prosseguimento no projeto de ser um empreendedor de sucesso. Pois, para ter um empreendimento organizado, é necessário primeiro se organizar.


Hugo Correia