Projeto de Lei prevê câmeras de segurança externas em lotéricas e bancos de Varginha

Está em tramitação na Câmara de Varginha um Projeto de Lei, de autoria do vice-presidente do Legislativo, vereador Dr. Armando Fortunato, que prevê a obrigatoriedade de instalação de câmeras de vídeo nas áreas externas de bancos e casas lotéricas no âmbito do Município. De acordo com o vereador, essa é mais uma medida para resguardar a segurança das pessoas que utilizam esses serviços e são vítimas de bandidos assim que saem desses estabelecimentos. “Os bancos e casas lotéricas não podem manter vigilantes armados do lado externo de suas agências, por ser área pública. Sendo assim, fica facilitada a ação de bandidos que ficam esperando a hora certa de agir, quando a fiscalização é menor. Esse Projeto de Lei visa inibir esse tipo de ação e caso ocorra um furto ou roubo, as câmeras estarão lá para ajudar a identificar os criminosos”, explica o vereador.

De acordo com o Projeto de Lei do vice-presidente da Câmara, o monitoramento será feito por meio de gravação dos locais a serem protegidos, principalmente no horário compreendido entre 6h e 22h, que é o horário mais utilizado pelos clientes de bancos e casas lotéricas. Claro que não impedindo que o proprietário do estabelecimento amplie esse horário caso ache necessário.

“É importante reforçar que em outros municípios, destacando-se a cidade de Contagem/MG, já vigoram leis preventivas semelhantes à proposta deste Projeto de Lei, tendo obtido êxito na redução desses crimes popularmente conhecidos como "saidinhas de bancos". Acredito que Varginha também merece ser destaque por propostas com o objetivo de proporcionar mais segurança à nossa população”, conclui Dr. Armando Fortunato.

O Projeto de Lei está aguardando pareceres para ser colocado em votação na Câmara de Varginha.