Sisu oferece 51.412 vagas em cursos de ensino superior

As inscrições vão de 2 a 4 de junho.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai oferecer no meio do ano 51.412 vagas em instituições públicas de ensino superior. As inscrições começam na segunda-feira. O número de oportunidades, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), é 29% maior do que o do mesmo período do ano passado.

Ainda de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira, o número de cursos também cresceu de 2013 para cá. Ao todo, serão 1.447 graduações contra 1.179 de 2013.

O Sisu de meio de ano terá a presença de quatro novas universidades: Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Universidade Federal de Cariri (UFCA) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Segundo o relatório do MEC, 56% das vagas do Sisu serão ofertadas na modalidade de ampla concorrência, 41% pela lei das cotas e 3% por ações afirmativas — comunidades indígenas ou carentes, por exemplo. O resultado da primeira chamada será divulgado em 6 de junho. A lista de convocados para a segunda chamada será anunciada em 24 de junho.

As inscrições vão de 2 de junho a 4 de junho e precisam ser feitas pelo site do programa. Apenas podem concorrer os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 e não tiraram nota zero na redação. O cadastro é feito exclusivamente na página do Sisu http://sisu.mec.gov.br/como-se-inscrever. Na site é possível conferir a oferta de vagas em cursos de graduação oferecidas pelas 67 instituições que estão participando do processo seletivo.