Varginha implanta espaço para acolhimento de pessoas em Situação de Rua

Instalado em uma casa no bairro Resende, o centro Pop é um espaço equipado e especializado para o acolhimento das pessoas em situação de rua, que no local são recebidas por uma equipe inicialmente composta por psicólogos e assistentes sociais. Trata-se de uma casa para onde são encaminhadas e onde recebem alimentação, tomam banho e podem lavar suas roupas, permanecendo ali durante o dia.

Para o acolhimento das pessoas em risco de rua estão sendo realizadas três rondas diárias, uma pela manhã, uma ao meio dia e outra no final do dia. “A noite estas pessoas são reconduzidas à Fazendinha para dormirem e no outro dia buscamos para passarem o dia no Centro Pop”, explicou o Secretário Municipal de Habitação de Desenvolvimento Social, José Manoel Magalhães.

Segundo o Secretário, durante a permanência dessas pessoas no Centro Pop, é providenciada a documentação daqueles que não possuem, e realizado um trabalho no sentido de reinseri-los na sociedade e nas suas famílias. “Com relação aos “visitantes”, estes serão reencaminhados as suas cidades de origem. Com isso esperamos tirar essas pessoas das ruas, através do acolhimento”, disse o Secretário.

De acordo com o coordenador do Centro Pop, Roberto Garcia Gouveia, hoje 50 pessoas, entre homens e mulheres vivem em situação de Rua em Varginha, sendo que desse total 30 já recebem o benefício do bolsa família.  “Com a estruturação do Centro, pretendemos desenvolver campanhas junto a sociedade no sentido de que possam colaborar com o centro, não dando esmolas, mas ajudando na manutenção dos trabalhos, através de parcerias e de doações de vestuários, alimentação e, enfim, cada um colaborado com o que pode”, explicou Roberto.

O centro Pop fica na Rua Francisco Gonçalves Valim, 120 – Bairro Resende. O telefone para contato é o 3690-2310