Secretária de Educação participa do 6º Fórum Nacional Extraordinário da Undime


A Secretária Municipal de Educação, Rosana Aparecida Carvalho e Coordenadora de Educação Social da Secretaria de Educação, Ana Lúcia Prado, representaram o município de Varginha no 6º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado nos dias 27, 28, 29 e 30 de maio em Florianópolis/SC. Neste Fórum estiveram reunidos Dirigentes Municipais de Educação, Dirigentes Adjuntos e Técnicos das Secretarias Municipais de Educação de aproximadamente 1.200 municípios de todo o Brasil.

O 6º Fórum Nacional Extraordinário da Undime
teve por objetivo discutir a gestão das políticas educacionais e a necessidade de seu fortalecimento a fim de garantir o direito à educação com qualidade social. Foram quatro dias de trabalho, divididos entre palestras, oficinas e as visitas às salas de atendimento governamental do Ministério da Educação, Ministério do Desenvolvimento Social e FNDE.  Nas oficinas, foi possível discutir, de forma mais aprofundada, áreas da gestão da educação municipal, tais como: administrativa, alimentação escolar, democrática, estrutura e documentação, orçamentária e financeira, pedagógica, pessoas, transporte escolar, além do Plano Municipal de Educação e o uso dos indicadores educacionais.

Os palestrantes deste Fórum foram: o Ministro da Educação, José Henrique Paim; a Ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello; o Presidente do INEP, Francisco Soares; o Presidente do FNDE, Romeu Caputo; a filósofa Viviane Mosé; a pesquisadora Elvira Souza Lima; o Consultor Legislativo Paulo César R. Lima e o Coordenador Geral da Campanha Todos pela Educação, Daniel Cara.

“Assim como a interação proporcionada pelo conhecimento de realidades distintas de municípios vindos de regiões tão diversas do Brasil, as oficinas e espaços de discussão nos deram a oportunidade de sanar as nossas dúvidas quanto aos programas do Governo Federal diretamente com os representantes dos ministérios e autarquias, assim como pudemos nos apropriar de importantes conteúdos e ferramentas para o auxílio na gestão da educação pública municipal”, concluiu a Secretária Rosana Aparecida Carvalho.