TAM quer retomar voos regionais ainda este ano

Notícia de que a TAM quer retomar voos regionais ainda este ano é bem 
recebida pelo Prefeito de Varginha que mantém contatos com a empresa.

A informação de que a TAM planeja comprar jatos regionais até o final do ano para atender cidades médias do Brasil veio ao encontro dos anseios da Administração Municipal, que mantém contato com a empresa no sentido de que ela passe a operar voos no Aeroporto de Varginha.

“A notícia veiculada pelo Jornal “O Estado de São Paulo” nos deixou bastante otimista, disse o prefeito Antônio Silva, que em junho do corrente ano enviou ofício ao Presidente Executivo da empresa, Marcos Antônio Bologna, solicitando  esforços no sentido de que a empresa inclua  Varginha nos seus planos de retomada dos voos regionais, cuja teor segue no final,  na integra.

Os planos da TAM foram divulgados pelo presidente executivo da empresa durante evento da Associação Internacional de Transporte Aéreo em Doham, no Catar. Segundo ele a  TAM estuda com prioridade a atuação nos mercados para cidades médias brasileiras, seja por meio de parcerias ou com operação própria.

O retorno à aviação regional seria uma guinada na estratégia de expansão da empresa, que desde a troca dos modelos Fokker-100 por aeronaves da Airbus e Boing no decorrer da última década tem direcionado seu crescimento para rotas entre grandes cidades brasileiras e destinos internacionais.

“A retomada da aviação regional por parte da TAM seria uma volta às origens. Nosso DNA é regional, TAM vem de Taxi Aéreo”, disse Claudia Sender, presidente da TAM.  Segundo ela, como o crescimento do Brasil deve se dar pelas cidades do interior, que crescem mais do que os grandes centros, a companhia está analisando novos destinos e o melhor modelo de frota para atender essas cidades.

TAM firma parceria com a  Passaredo

Outra noticia que agradou o prefeito Antônio Silva foi de que a TAM, a partir do dia 1º de agosto,   passará a  vender passagens dos voos operados pela Passaredo, companhia de voos regionais com sede em Ribeirão Preto. A intenção da TAM é ampliar a parceria para que a Passaredo também venda os seus destinos nacionais e internacionais, mas os planos são de voos mais altos, a TAM poderá investir na Passaredo para o lançamento de voos nas rotas da Azul.

Em janeiro de 2013 a TAM perdeu o acordo com a Trip empresa comprada pela Azul em 2012. Com o novo acordo os passageiros da TAM poderão embarcar nos voos da Passaredo como Check-in já realizado para cidades de Araguaia (TO), Barreiros (BA), Cascavel(PR), Dourados(MS), Belo Horizonte (Pampulha) Sinop (MT), Três Lagoas (MS), Uberlândia (MG) e Vitória da Conquista (BA).

 “Estamos otimistas com relação à reativação das linhas áreas em nosso aeroporto e principalmente com relação a uma breve futura parceria com a TAM”, disse o prefeito Antônio Silva. Leia abaixo ofício enviado pelo prefeito Antônio Silva ao Presidente Executivo da TAM.


Senhor Presidente,


Com os nossos cordiais cumprimentos, vimos à sua presença para manifestar nossa disposição de envidar os melhores esforços para que essa conceituada empresa inclua esta cidade de Varginha – MG em seus planos de retomada dos voos regionais,dos quais tomamos conhecimento através de publicação no Jornal “O Estado de São Paulo”, em sua edição do dia 03/06/2014 – Caderno de Economia (B).
Nossa cidade é importante polo socioeconômico do Sul de Minas Gerais, equidistante das três maiores capitais do Sudeste, ou seja, 300 km de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, como também de Campinas, Ribeirão Preto, Juiz de Fora e Uberlândia.
O Aeroporto local é o único no Sul de Minas apto a receber voos comerciais, estando com toda a documentação exigida pela ANAC em dia, documentos estes aprovados pela ANAC, PSA – MGCO, PSINC, PRE .
Salientamos, ainda, que de 2010 a 2013 tivemos voos diários da empresa Azul, ligando Varginha a Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Juiz de Fora, São José dos Campos e Campinas, com 98% de seus assentos ocupados diariamente, um das razões que justificaram estar na relação dos aeroportos que receberão investimentos do Governo Federal.
A título de informação, relacionamos abaixo as suas características e infraestrutura, a saber:
- Pista 2.100m x 30m;
- PCN 26-/F/B/X/T;
- Brigada de Incêndio vistoriada e liberada pela ANAC, com funcionamento H-24, com caminhão AC-3 (está chegando nos próximos dias um novo caminhão AC-4);
- Farol rotativo;
- Balizamento noturno;
- Sala de rádio para auxílio à navegação;
- Dois pátios de taxi para aeronave, sendo o nº1 com 15.110 m², com 10 posições; o de nº 2 com 20.300 m² e 15 posições;
- Parque de abastecimento de aeronaves – PAA , cada tanque com 18.000 litros de querosene e 18.000 litros de gasolina, numa área de 900 m²;
- Terminal de passageiros – TPS, com área construída de 687 m² com 12 pontos de taxi (veículos), 4 vagas para portadores de necessidades especiais, 102 vagas para veículos particulares, 1 ponto de ônibus para coletivos e 1 sala para aluguel de veículos;

Características gerais do Aeródromo:
- Código OACI-SBVG;
- Tipo de operação – IFR não precisão;

Ponto de Referência do Aeródromo (Coordenadas Geográficas):
- 21º35'20”S045º28'24ºW;
- Altitude 917,209;
- Temperatura referência: 25º.

O aeroporto é administrado pelo Município de Varginha e, por essa razão, podemos assegurar-lhes todo o apoio operacional e institucional caso decidam pela inclusão desta cidade em seu plano de “RETOMADA DE VOOS REGIONAIS”.
Na expectativa de sermos atendidos, colocamo-nos a seu inteiro dispor e, antecipadamente gratos, subscrevemo-nos,

Atenciosamente,

Antônio Silva
Prefeito do Município de Varginha - MG