Varginha recebe projeto de eficiência energética

Programa Energia Inteligente – Projeto Iluminação da Cemig 
promoverá substituição de lâmpadas no Hospital Bom Pastor.

O Hospital Bom Pastor, em Varginha, recebe no dia 06 de junho (sexta-feira), o evento de substituição de equipamentos do Programa Energia Inteligente – Projeto Iluminação, que vai beneficiar centenas de moradores, com a instalação de uma iluminação eficiente na instituição de saúde. O investimento da Cemig é de, aproximadamente, R$ 212 mil.

De acordo com a Cemig, o Hospital Bom Pastor e a população sairão ganhando, pois haverá significativa redução nos custos e com isso ela poderá investir os recursos economizados em prol do atendimento ao paciente. Além disso, a nova iluminação instalada é mais adequada para ambientes hospitalares, proporcionando melhor qualidade no trabalho dos médicos.

Com o novo sistema de iluminação, haverá uma redução de R$ 58 mil reais nos custos de energia e impostos por ano. Isso será possível devido à baixa potência dos conjuntos de iluminação instalados, composto por lâmpadas fluorescentes compactas.

Além da redução nos custos, o EI tem como objetivo disseminar a cultura do consumo consciente na instituição e esperamos que a substituição da iluminação seja apenas o ponto de partida para uma mudança muito maior, que tem como finalidade o não desperdício de energia elétrica e a preservação do planeta.

Iluminação

O Projeto Iluminação tem como objetivo substituir, nos hospitais da rede pública, sistemas de iluminação ineficiente por outros de alto rendimento, compostos por luminárias espelhadas, lâmpadas e reatores eletrônicos com selo Procel.

Aneel - Conforme legislação vigente as concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica estão obrigadas aplicar, anualmente, o montante de, no mínimo, 0,5% de sua receita operacional líquida em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica, o que consiste no Programa de Eficiência Energética das Empresas de Distribuição – PEE, que na Cemig chama-se Programa Energia Inteligente. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é a que regulamenta a aplicação desses recursos.

Projeto Iluminação

Data: 06 de junho (sexta-feira)
Horário: 14 horas
Local: Hospital Bom Pastor
Endereço: Rua Presidente Tancredo Neves, nº 500 - Bom Pastor - Varginha - MG