Varginhense tem artigo exposto em Congresso Internacional de Educação


A professora e doutoranda Lucimara Destéfani de Souza Penha representou Varginha em um congresso internacional na área de educação ocorrido na cidade de Rosário, na Argentina, em abril deste ano. Ela é autora de um artigo que foi aceito e exposto no VIII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária e de Nível Superior, organizado pela Associação Iberoamericana de Didática Universitária, por meio da Faculdad de Humanidades y Artes. O trabalho será publicado na revista Iberoamericana de Didática Universitária.

Com o tema: “Conhecimento significativo como necessidade para aprender a aprender", a educadora participou como expositora nas comunicações, apresentando o artigo para diversos docentes e pesquisadores de vários países que estavam presentes no evento, como: Portugal, Espanha, México, Chile, Argentina, Peru, Colômbia, Uruguai e outros. O trabalho também conta com a coautoria de Carla Maria Nogueira de Carvalho e Luciene Destéfani de Souza Silva.

Para Lucimara, ter participado de um evento dessa relevância exalta não só o nome dos pesquisadores que expuseram seus trabalhos, mas os locais onde as pesquisas foram realizadas. “Todo pesquisador leva consigo o nome do país, da cidade e da instituição que trabalha, dando assim credibilidade a estes. No meu caso em específico destaco Varginha e Três Corações, municípios que trabalho atualmente como professora e coordenadora pedagógica, demonstrando a credibilidade de um trabalho sério desenvolvido com ética e responsabilidade nestas cidades”, avalia a educadora.

Após essa apresentação, Lucimara garante que não pretende parar. Atualmente trabalha em uma tese de Doutorado que pretende defender em breve, sempre atuando na área da educação. “Pretendo desenvolver uma pesquisa nas escolas públicas da cidade de Varginha com o título "Os processos educativos do trabalho com os gêneros textuais: seu impacto na qualidade de ensino do aluno no Ensino Médio, na cidade de Varginha”, terminar, defender a tese, ser aprovada para receber o título de Doutora em Educação e continuar escrevendo artigos e outros  em parceria com pesquisadores do Chile, Argentina , Colômbia e Brasil, os quais já tenho projetos em desenvolvimento”, conclui.


Lucimara Destéfani de Souza Penha é graduada em Letras pelo Centro Universitário do Sul de Minas (1998), graduada em Pedagogia pela Faculdade de Pinhais (2007), Especialista em "Processo de ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa", Metodologia do Ensino e Gestão Escolar, Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Rosario, Rosario/ Santa Fé/ Argentina.