Fórum Microrregional de Cultura


Dia 1º de julho, a Fundação Cultural de Varginha recebeu os dirigentes dos órgãos de gestão municipal de cultura integrantes da microrregião de Varginha com o objetivo de efetuar o mapeamento das vocações, potencialidades e das demandas coletivas dos municípios, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Superintendência de Interiorização e Ação Cultural da Secretaria de Cultura de Minas Gerais. O mapeamento será entregue à Secretaria de Estado da Cultura em uma reunião marcada para agosto.

Na 1ª parte da reunião o Prof. Francisco Graça de Moura, diretor superintendente da Fundação Cultural de Varginha, expôs os fundamentos do Plano Estadual de Cultura, do Plano Decenal de Cultura e do Plano Plurianual do Governo de Minas na vertente cultura. Além disso, o gestor destacou os instrumentos da política pública do Estado de Minas Gerais para o qual as informações do mapeamento das demandas dos municípios serão encaminhadas.

Na 2ª parte do Fórum, os municípios puderam apresentar o mapeamento de suas demandas e apresentar suas potencialidades na área cultural. O município de Varginha incluiu em seu mapeamento as seguintes demandas:

1. Recursos Financeiros, Parceria e/ou Termo de Cooperação com a Secretaria de Estado da Cultura para contratação de 01 Maestro para dirigir e coordenar a formação da Orquestra Sinfônica de Varginha, por um período de 12 meses.

2. Subvenção estadual para aquisição do imóvel onde funciona a Casa da Cultura, imóvel tombado e integrante do patrimônio cultural do Município.

3. Subvenção e ou recursos do Fundo Estadual de Cultura para preservação, conservação e revitalização do Complexo Cultural Concha Acústica / Praça do ET.

Ainda de acordo com Francisco Graça de Moura: “A reunião foi muito proveitosa, no sentido de propiciar o intercâmbio cultural e uma política de cooperação entre os municípios.”