O Negócio é Comunicar ~ Coluna ArteNoMovimento

Uma empresa de sucesso investe constantemente em informação

Muitos dizem que a pessoa já nasce com o espírito empreendedor. Verdade ou não, o fato é que tudo começa com um sonho ou uma grande ideia. Depois, com o desejo de “trabalhar por conta”, é hora de dar os primeiros passos.

Muitos não fazem, mas o momento de tirar o projeto do papel, também é para planejar, definir rumos e metas. E também é neste momento que a comunicação se torna fundamental. Primeiro, é preciso definir um nome e aí criar uma identidade visual, uma marca que descreva perfeitamente o seu negócio, suas características e, sobretudo, o seu público alvo. Definindo a logomarca, que deve ser limpa e sempre atraente, é hora de pensar num slogan que complemente a primeira interpretação do possível cliente.

O próximo passo é desenvolver o conteúdo para apresentar a sua história, seus serviços ou produtos. Criatividade para usar as ferramentas do marketing e da comunicação são fundamentais. 

Em busca de resultados, é preciso encarar o mercado. Com um belo cartão de visita, um folder e uma apresentação bem detalhada, as oportunidades aparecem e podem se multiplicar. Além disso, no mundo virtual, as oportunidades são infinitas. Porém, é preciso presença forte e constante nas principais redes sociais.

Com toda estrutura de comunicação lapidada, você pode intensificar sua divulgação atuando em mídias (jornal de bairro, TV, rádio, anúncios no Facebook, etc), e também desenvolvendo promoções especiais para atrair o seu público.

Para cada item que descrevi brevemente para ilustrar um pouco o mundo do marketing e da comunicação, há centenas de novos caminhos recheados de oportunidades. Talvez, nesse momento, você está argumentando: nossa! Quanta coisa, isso é muito complicado…

Mas fique tranqüilo porque existem ótimos profissionais de comunicação no mercado. E através de parcerias, outra peça importante para o seu sucesso, você chega lá. Boa sorte!


Marcelo Andrade é jornalista na produtoramc, autor do livro O Evangelho das Ruas e editor de conteúdo no Projeto ArtenoMovimento.