Projeto O Teatro Vai a Escola Começa nesta quinta feira (31)

Projeto vai beneficiar sete escolas públicas em Varginha

O Projeto O Teatro Vai a Escola oferece um espetáculo educativo de forma integrada ao currículo escolar, tornando a presença do teatro uma vivência cultural. Serão atendidas cerca de 07 escolas públicas de Varginha totalizando mais de 5.000 alunos. As apresentações começam hoje (31) na escola Municipal Cláudio Figueiredo ( Zona Rural).

"O projeto O Teatro Vai a Escola tem por objetivo vincular a escola, local privilegiado de aprendizado, ao teatro, local onde o lúdico e a imaginação tomam forma, a fim de criar uma parceria entre aprender e se divertir. O teatro, por levar estas questões para o plano do visível e do concreto, lança mão de uma infinidade de artifícios, que além da própria história, fornecem para a criança o contato com uma realidade diferente e, ao mesmo tempo, mágica. Por isso, o projeto O Teatro Vai a escola visa contribuir com a formação do educando, proporcionando uma experiência estética, o contato com elementos fundamentais que compõem a linguagem teatral: iluminação, cenografia, elementos sonoros, interpretação dos atores/atrizes, adereços cênicos e o espaço cênico oferece às crianças a oportunidade de apreciação de espetáculos teatrais podendo constituir atividade extremamente enriquecedora e fascinante, capaz de despertar a curiosidade e o gosto pela arte teatral.


O espetáculo que será levado até as escolas é de autoria de Lindon Lopes e Marcos Misael, que também assinam a direção. O texto conta a história de uma bruxa muito lelé da cuca, o bruxo Onildo e o boneco Mandrake que adquirem vida para perturbar a rotina na casa da bruxa Florisbella. A rapidez com que tudo acontece no palco, a dinâmica dos atores, o jogo do faz de conta, obrigam a criança a um acompanhamento mais atencioso dos detalhes do texto e da montagem das cenas. Depois de aprontar muitas travessuras recheadas de muito riso, divertimento, ação e barulhos; a bruxa e o Mandrake se casam para alegria das crianças. No elenco, está a autora do projeto, Maria Oliveira, juntamente com Augusto Oliveira e Vanderlei Junior.

As escolas beneficiadas serão: Escola Municipal Pedro Reghim (Zona Rural), Escola Municipal Cláudio Figueiredo (Zona Rural), Escola Municipal Dr. Jacy de Figueiredo (CAIC 1),Escola Municipal José Pinto de Oliveira (Zona Rural),Escola Estadual Irmão Mário Esdras, Escola Estadual Gabriel Penha de Paiva e Escola Estadual Brasil.

O apoio é da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Prefeitura Municipal, Comic e Fundação Cultural e patrocínio do Hospital Varginha.