Queimou a Rosca! ~ Coluna ArteNoMovimento

Olá amigos de Varginha! Tudo bem? Eu já comentei por aqui, mas vou repetir. Meu livro O Evangelho das Ruas logo estará disponível na Livraria da Cultura, localizada na Rua Delfim Moreira 641, no centro de Varginha. Para quem gosta de poesias e contos, é um prato cheio...

Agora eu compartilho mais uma história interessante que registrei por aí. Vida de repórter é recheada de ensinamentos mundanos. Confira!

Barney precisava comprar pão! Na correria do dia a dia, aproveitou o percurso de um cliente para o escritório e parou na primeira padaria que viu. No balcão, viu o padeiro abastecendo o cesto e se animou:

- Que beleza! Cheguei na hora certa em meu amigo. Quero 15 bem escurinhos.
- Aguarde um pouco. Quer mais alguma coisa?
- Um pingado!

Cinco minutos depois Francisco, o padeiro, reapareceu com os pães e o copo na mão. Uma conversa inesperada sobre a vida também deslizou sobre o balcão.

- Ocorre, quase mundialmente, que um quer ser melhor que o outro! Poucos admitem suas limitações. Raras vezes escutamos um líder admitir suas fraquezas. Tudo jogada de marketing. Mandela, que se foi recentemente, até tentou equilibrar o jogo. Mas sozinho não se faz barulho.
- Realmente… Parece loucura, mas o preconceito racial ainda é algo familiar, rotineiro. Nossas bases, saindo do campo da sobrevivência, são ralas. Educação não é prioridade neste país. O povo prefere sambar.
- Somos pequenos meu camarada. Queremos fritar um ovo sem ao menos divagar sobre quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha. Queremos pescar um peixe sem saber se a água é doce ou salgada. Queremos ser Deus sem contemplar o Criador. A humildade é um milagre!
- Quantas pessoas você conhece que vivem na adrenalina, numa correria infernal e nem sabem onde querem chegar?
Do fundo da padaria, um grito encerrou o papo. Era Maria avisando o padeiro das roscas que assavam.
- Francisco pelo amor de Deus! Queimamos a rosca. Culpa dessa conversa furada.


Marcelo Andrade é jornalista na produtoramc, autor do livro O Evangelho das Ruas e editor de conteúdo no Projeto ArtenoMovimento.