Racibe da Acrenoc sugere campanha contra doação de esmolas

Preocupada com o crescimento do número de pedintes pelas ruas da cidade de Varginha, a vereadora Racibe da Acrenoc apresentou uma Indicação na Câmara de Varginha, solicitando que a Prefeitura promova uma campanha para conscientizar a população sobre os malefícios da doação de esmolas. A vereadora sugere que a campanha consista na distribuição de cartilhas que contenham material informando sobre a importância de não dar dinheiro para os pedintes e orientação à população indicando para onde eles devem ser encaminhados.

De acordo com Racibe é muito importante que as pessoas se conscientizem que a doação de esmolas não é uma ajuda. “Ao negar a esmola e encaminhar para abrigos as pessoas estarão ajudando mais e de maneira adequada aqueles que vivem em situação de rua”, afirmou a vereadora.

A grande preocupação nessa situação é que na maioria dos casos, o dinheiro da esmola é utilizado para a compra de bebidas alcoólicas e drogas.  “Se eu negar a esmola, não estarei afrontando os costumes religiosos e morais, principalmente se tenho a certeza que o dinheiro será utilizado para a compra de drogas. Se eu der a esmola, na verdade estarei contribuindo para que meu semelhante se prejudique”, completa Racibe.

A vereadora ainda ressalta que Varginha tem estrutura para atender essas pessoas em situação de rua e, por isso, é importante que a população seja informada pela Prefeitura por meio dessa campanha para onde podem ligar quando se depararem com casos de pessoas pedindo esmolas.