Sérgio Takeishi sugere desconto no IPTU para quem adotar animais abandonados

Buscando alternativas para minimizar os problemas enfrentados pela quantidade excessiva de animais que se encontram abrigados no Canil Municipal, o vereador Sérgio Takeishi apresentou uma indicação na Câmara de Varginha solicitando que a Prefeitura conceda desconto no IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano – de munícipes que adotarem esses cães que estão no local. “Sabemos que a Prefeitura realiza um bom trabalho no Canil Municipal, mas mesmo assim enfrenta dificuldades para abrigar todos os animais de rua de nossa cidade. A lotação está longe de ser a ideal e isso faz com que os cães vivam em um ambiente superlotado, por isso acredito que seria uma boa iniciativa incentivar, por meio de concessão de desconto no IPTU, a adoção responsável desses bichinhos que merecem ter um lar”, explicou Sérgio Takeishi.

O vereador ainda explicou que a alternativa não causaria prejuízo aos cofres públicos, visto que seria reduzido o custo com a manutenção do canil. “O Município tem um gasto anual de cerca de R$ 600 mil com o canil. Eu acredito que esse valor pode ser minimizado caso ocorram mais adoções. Os descontos no IPTU não irão prejudicar a arrecadação do Município, na verdade, eu acredito que com essa medida haverá um lucro no caixa da Prefeitura.”, comenta Sérgio.

Para que a proposta do vereador se concretize, o Executivo precisa criar um Projeto de Lei prevendo esse desconto, pois essa iniciativa não pode partir do Poder Legislativo. De acordo com o vereador Sérgio, os benefícios serão mais do que financeiros. “Precisamos também ressaltar que estamos falando de uma nova cultura ao incentivar a adoção e também de segurança e saúde pública, já que vamos reduzir o número de animais perambulando pelas ruas”, conclui Sérgio.