Terraplenagem do Via Café Garden Shopping avança e fundação começará em breve


Com cerca de 70% de terraplenagem concluída, já é possível notar os avanços na obra do Via Café Garden Shopping. Base de obras diversas que vão de residências a aeroportos e rodovias, a terraplenagem consiste em mudar intencionalmente a configuração de um terreno. Essa alteração exige conhecimento técnico e prévio da área, incluindo estudos minuciosos que são realizados durante semanas ou até meses.

A próxima etapa será a fundação do mall, para o qual uma construtora será contratada. Para isso é fundamental conhecer os tipos de fundação disponíveis no mercado e suas características, escolhendo a melhor solução técnica, segura e economicamente adequada à realidade da obra.

“Os serviços de terraplanagem estão indo muito bem. O terreno era muito acidentado, então, foi realizado um grande estudo com intuito de otimizar o aproveitamento do solo do próprio local, reduzindo a necessidade de áreas de empréstimo e bota fora. O aterro é realizado por empresa especializada, seguindo rigoroso controle tecnológico de compactação, respeitando normas técnicas, de segurança e também as leis ambientais vigentes na cidade. O platô da edificação do shopping está quase finalizado e será liberada para o início dos trabalhos com a fundação nos próximos dias”, afirma Gleiser Guimarães, coordenador de obras da Tenco Shopping Centers.

O Via Café Garden Shopping

O Via Café Garden Shopping receberá investimento de R$ 150 milhões e apresentará mix completo. Após sua inauguração, no segundo semestre de 2015, estima-se que sejam gerados aproximadamente cinco mil empregos, entre diretos e indiretos.

O empreendimento será o maior complexo comercial da região, com 163 lojas, quatro âncoras, duas megalojas, um hipermercado, seis salas de cinema, ampla praça de alimentação com 21 fast-food, três restaurantes e um estacionamento com mais de mil vagas.  Entre as marcas já confirmadas estão Riachuelo, Renner, Bob´s, Lojas Americanas, Spoleto e Patroni Pizza.