Uma forma integrada de aprender com sucesso

CEAI - Centro de Atendimento Interescolar


Inaugurado em agosto de 2000, durante a segunda gestão do prefeito Antônio Silva, o CEAI tem como finalidade avaliar as causas das dificuldades de aprendizagem apresentadas pela criança, elaborando e vivenciando posteriormente, em parceria escola-família estratégias de intervenção que diminuam ou acabem com tais dificuldades e a mesma possa seguir o ensino regular independente e com maiores chances de sucesso.

Um espaço destinado a programas de aprendizagem, superação de déficits e enriquecimento curricular, direcionado às crianças em idade escolar na faixa-etária de 06 a 13 anos, da rede pública de ensino.

Reinaugurado em setembro de 2013, o CEAI funciona em um prédio na Avenida Boa Vista, 310, bairro São Geraldo, totalmente reestruturado para atender  as demandas dos  alunos matriculados no ensino regular da rede municipal, estadual e privada, com aulas de reforço escolar, oficinas pedagógicas e acompanhamento psicológico e psicopedagogo, dando atenção especial à alfabetização.

“Atualmente o CEAI atende 30 crianças no período da manhã, com turma a ser aberta no período da tarde. Serve diariamente 30 refeições e 30 lanches, com acompanhamento de nutricionista  da Prefeitura, que além das refeições cede uma pessoa para serviços gerais e  uma professora do ensino fundamental para as aulas de reforço escolar. Além disso, as crianças que residem em localidades mais distantes contam também com o transporte escolar”, explicou Delma Terezinha da Silva Machado, Presidente do CEAI, que agradece a equipe da Secretaria de Educação, através da Secretária Rosana Aparecida Carvalho e do servidor Mário Lúcio, pela reforma no espaço do Ceai. 

O Centro oferece assistência multidisciplinar através de psicólogo e  neurologista para um acompanhamento constante dos alunos e conta ainda com a ajuda precípua de voluntários que sensíveis a causa participam do trabalho, contribuindo com a formação dos alunos.

ESTRATÉGIAS DO CEAI

No Ceai as crianças recebem aulas de reforço escolar e acompanhamento de tarefas escolares, alfabetização e participam de projetos  e oficinas:

- Projeto Música: aprender a ouvir, pesquisar, descobrir e organizar os sons, conhecimento da música. A intenção para 2008 é a criação de um coral de vozes. Para o desempenho da atividade firmamos parceria com o Conservatório Estadual de Música de Varginha.

- Projeto brincadeiras e brinquedos de criança: brincar é a atividade mais séria e a manifestação mais profunda da essência da criança. Brincar é crescer, desenvolver-se, tornar-se mais humano e adaptar ao mundo. Estamos criando a “brinquedoteca”, composta por brinquedos pedagógicos adquiridos e feitos através de sucata, incentivando a importância da reciclagem.

- Projeto Artes na Escola: A crianças do CEAI manifestam desde cedo o dom para criação artística. Os alunos do projeto desenvolvem a criação, imaginação e experiências afetivas através de desenhos à mão livre, pintura à óleo, modelagem, massa de argila, recortes, etc...

- Projeto Artes cênicas: através da representação, desenvolve-se a linguagem, a memória, a criatividade, a socialização. Haverá a criação de fantoches, bonecos, fantasias, cenários, etc...

- Projeto horta-escola: canalizamos a hiperatividade dos alunos, bem como suas potencialidades e dons.A criança aprende a respeitar a natureza e o cultivo do solo. Os frutos da horta ajudarão no enriquecimento da alimentação diária dos alunos no Centro.

- Projeto Cozinha experimental: Uma forma de integração e socialização, através da imitação do adulto feita pela criança.(a ser implantado)

- Projeto informática: Uso do computador como ferramenta de inclusão social, além de efetivo instrumento educacional.

- Projeto bandinha: Utilização de objetos da natureza, sucateados e próprios da música para a formação de uma bandinha. Associa-se ao Projeto música.

- Projeto tapeçaria: desperta na criança e adolescente o interesse pela arte da tapeçaria, desenvolvendo aptidões e capacidade de concentração.

- Projeto confecção de bijuterias e bordados: Busca desenvolver no aluno o interesse pela arte de confecção de adornos e acessórios. O projeto busca a melhora na concentração e criatividade.

- Projeto laboratório de bricolagem: Qualifica-se como uma experiência criativa de aprendizagem. Utiliza matérias de diversas origens, como: lápis, borracha, areia, pedras, conchas, sementes, etc... Trabalha o real, o irreal, o sensível e o imaginário.

- Projeto dança: Providenciamos convênio com uma escola de dança para trazer para a comunidade do bairro a arte clássica do ballet e as modernas do axé, hip hop, contemporâneo e outras.

- Projeto esporte: abrange a natação, futebol, vôlei, basquete, takendoo, judô, capoeira. O projeto conta com voluntários

Todos  de suma importância para o desenvolvimento intelectual, social e econômico para os alunos e seus familiares.

OBJETIVOS GERAIS

O CENTRO DE ATENDIMENTO INTERESCOLAR - CEAI tem por finalidade:

- Assistir nos diversos aspectos, sociais, educacionais e de recuperação as crianças e adolescentes com deficiências  auditivas,  visuais,   de  coordenação Motora ou de outros agravos ao desenvolvimento com professores,  fonoaudiólogos, fisioterapeutas e outras atividades para melhor  desenvolvimento  das crianças e adolescentes;  

- Diligenciar para a recuperação, alfabetização e satisfação das necessidades e carências das pessoas deficientes;

- Executar projetos sobre serviços à comunidade, bem como criação de centros de recuperação, pesquisa e divulgação de ações educativas e corretivas;

- Fomentar e organizar atividades educacionais, ocupacionais, lazer, além daquelas pertinentes à saúde;

- Promover o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de estimular e fomentar o ideal de servir;

- Estimular as demais instituições de fins lícitos e destinação social na  adoção e execução de projetos sobre prestação de serviços à comunidade, criação e  manutenção de escolas, centro de promoção, de bem-estar social  e  de benefícios, principalmente aos carentes de recursos;

- Organizar campanhas para arrecadação de fundos para prestação de Assistência Educacional Social, material junto à sociedade.

 - Oferecer um atendimento alternativo e temporário a alunos do ensino fundamental regularmente matriculados na rede estadual, municipal e particular que apresentem necessidades de atividades paralelas de re-ensino ou suporte psicopedagógico;

 - Aprimorar e resgatar os talentos e habilidades dos quais os alunos já são portadores, valorizando o QE (Quociente Emocional);

 - Desenvolvimento do espírito cooperativo, da afetividade, da sociabilidade   e do equilíbrio psicomotor dos alunos visando sua efetiva participação na sociedade e no sistema regular de ensino;

AVALIAÇÃO

O processo de avaliação é subdivido em duas etapas:  em primeira instância, faz-se uma análise psicodiagnóstica delineando os aspectos psicomotor, cognitivo e sócio-afetivo do educando.

Em segunda instância, os alunos são avaliados diariamente também nos aspectos supracitados através de observações, testes, exercícios em grupo e individual, com o objetivo de diagnosticar o processo, reestruturando-o e/ou realimentando-o de acordo com as necessidades emergentes.

Periodicamente, é realizada também uma avaliação da equipe técnica responsável, bem como do corpo docente com o intuito de reestruturar e sanar possíveis falhas.

São feitas também  reuniões com os pais ou responsáveis onde são transmitidas orientações sobre seus filhos.