Zacarias Piva vai ao Instituto Federal de Machado para trazer cursos para Varginha

Há pouco mais de dois meses, o vereador Zacarias Piva apresentou na Câmara uma indicação propondo à Prefeitura que envidasse esforços para instalar em Varginha um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – IFSul de Minas -  da antiga Escola Agrotécnica Federal de Machado. A sugestão do vereador é que se utilizassem as dependências da Escola Municipal João Urbano Figueiredo, localizada na Fazenda Remanso, que hoje está em desuso, para serem ministradas as aulas. “Minha ideia é que aquele espaço tão valioso do nosso Município que é a Escola da Fazenda Remanso venha a ser utilizado, evitando a deterioração do imóvel, além de oferecer à população oportunidade do ensino técnico em todas as áreas abrangidas pelo setor rural e comercial”, explicou o vereador.

Dando sequência à sua iniciativa, o vereador Zacarias Piva foi pessoalmente, na manhã de ontem (23), à instituição de ensino na vizinha cidade de Machado, onde explicou à Diretoria sobre a proposta que já foi feita e encaminhada para a Prefeitura de Varginha.

Zacarias Piva foi recebido pelo diretor geral da instituição, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato com quem conversou longamente sobre a possibilidade do seu projeto vir a ser implementado. Na conversa, ainda se fizeram presentes o chefe de gabinete Luciano Alves e a professora Aline Manke, diretora de ensino da instituição. O vereador estava acompanhado  do advogado e professor machadense Dr.  Nelson Godoy. A primeira impressão agradou Zacarias que ouviu da direção da escola que seria muito interessante Varginha também estar entre as cidades que possuem unidades do Instituto Federal.

Ótima localização

O vereador explicou aos representantes do Instituto Federal que a Escola João Urbano Figueiredo é muito bem localizada, mas infelizmente o imóvel encontra-se em desuso e se deteriorando. “É uma construção de grandes dimensões, com muitas instalações, inclusive apropriadas para receber uma unidade do Campus do Instituto de Machado, além de possuir no seu entorno área disponível que, se necessárias para aulas práticas de vários cursos, poderão ser utilizadas numa parceria com a Prefeitura”, afirmou Zacarias Piva, que também fez questão de ressaltar que a Fazenda Remanso também está próxima dos municípios vizinhos de Carmo da Cachoeira, Nepomuceno, Coqueiral e Três Pontas.

Visita e conversa com o prefeito

Segundo a direção da escola, é necessário que haja interesse da Prefeitura em formar uma parceria com o Instituto. Mesma proximidade que deve haver com todas empresas, órgãos e instituições voltadas para a agropecuária e a agroindústria uma vez que a instituição vai formar mão de obra técnica, barata e especializada em todas as suas áreas. Para o vereador, assim como a Aciv e o Sebrae apoiam a ETFG– Escola Técnica de Formação Gerencial, também Sindicatos, Cooperativas, empresas e órgãos ligados essencialmente ao campo como o Senar e o Senat, já existentes em Varginha, poderão realizar parcerias com a escola agrotécnica rural, resultando na instalação desta instituição que tanto poderá ajudar o município na formação de mão-de-obra qualificada para todos as áreas da economia rural.

Com isto, Zacarias Piva retornou a Varginha com a incumbência de manter contato direto com o prefeito Antonio Silva a fim de acertar a data de uma visita da direção da escola, tanto para contatos com os setores ligados à sua atividade, quanto para conjuntamente com o vereador, o prefeito e a secretária de Educação, visitarem as instalações da escola e conhecer sua estrutura e avaliar a possibilidade de transformar a proposta do vereador Zacarias Piva em uma realidade para os jovens varginhenses.

Instituto Federal de Educação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, possui oito campi avançados, sendo um deles o de Machado, que é a antiga Escola Federal Agrotécnica. Os outros estão instalados em Muzambinho, Inconfidentes, Poços de Caldas, Pouso Alegre Passos, Carmo de Minas e Três Corações.

O Campus de Machado por sua vez tem pólos de ensino (unidades) em Boa Esperança, Coqueiral, Alfenas e Poço Fundo. A reitoria do Instituto está instalada em Pouso Alegre.

Cursos que oferece

Ainda conforme a direção do Instituto, a expansão da antiga escola assim como sua transformação em um Instituto Federal ocorreu em função de um plano executado pelos governos do ex-presidente Lula e de Dilma Roussef. Atualmente a escola pode oferecer uma infinidade de cursos de qualificação profissional ligados à área agropecuária, agrocomercial e agroindustrial, preparando jovens para atuarem na operação de máquinas, na construção civil rural, tecnologia de máquinas agrícolas, alimentação, meio ambiente, informática e muitos outros setores.

Verificou-se que a proposta do vereador vem de encontro à essência da economia varginhense ligada comercial e industrialmente à área rural com suas cooperativas, empresas exportadoras, de operação de máquinas e implementos, de modernização das propriedades agrícolas e pecuárias, além do setor estar hoje umbilicalmente ligado à globalização através da informática e ao meio ambiente. “Percebi que todos os cursos que a escola oferece são uma demanda de grande parte da vida econômica varginhense, além de diferenciar-se da grade curricular do Cefet, Escola Federal já instalada na cidade, direcionada para a formação de técnicos em cálculos, estruturas e mecatrônica”, diz o vereador.