Aprenda a fazer leite de arroz caseiro

A alergia a lactose tem se tornado cada vez mais comum. Além disso, nos últimos anos tem ocorrido uma tendência mundial em trocar o leite de vaca por opções de fonte vegetal. Apesar de serem caros nas prateleiras dos supermercados, é possível fabricar o seu próprio leite em casa.

O CicloVivo dá a dica de como fazer o leite de arroz, uma das opções mais baratas em termos de leite vegetal. Além de ser muito nutritivo, ele possui baixo teor calórico, ideal para quem quer perder peso.

Ingredientes

- 2 copos de arroz integral

- 1/3 de copo de castanha de caju crua (pode ser substituído por 2 colheres de sopa de óleo de girassol)

- 1 colher de chá de sal

- 4 colheres de sopa de mel

- 1 colher de sopa de essência de baunilha (opcional)

- Água

Modo de preparo:

Cozinhe o arroz (sem tempero). Enquanto ele ainda estiver quente, coloque-o no liquidificador juntamente com a castanha, o sal, o mel a baunilha e dois copos de água em temperatura ambiente. Bata a mistura por aproximadamente três minutos ou até ela ficar totalmente homogênea, sem pedaços de arroz ou castanha. Acrescente mais um litro de água e bata novamente. A textura do leite pode variar de acordo com a quantidade de água utilizada.

Não é necessário coar, mas se quiser fazê-lo use uma peneira comum ou um pano higienizado. O leite de arroz fica branquinho e com uma consistência bastante semelhante ao do leite de vaca. Ele pode ser misturado a outros alimentos ou consumido puro.