Brasileiros criam antena para enviar SMS em área sem sinal

O furacão Sandy, que deixou dezenas de mortos ao passar por Caribe e Estados Unidos em 2012, motivou a criação de um dispositivo de alerta para emergências. Trata-se da goTenna, uma antena que permite o envio de mensagens de texto em qualquer situação, inclusive quando não há sinal de celular. A ideia é dos irmãos brasileiros Daniela e Jorge Perdomo, que moram em Nova York.

O dispositivo se conecta ao smartphone via Bluetooth e é controlado por um aplicativo disponível para Android e iOS. Ele usa ondas longas de rádio (de 151 MHz a 154 MHz) para estabelecer uma comunicação entre duas pessoas – por isso o dispositivo é vendido em pares.

A comunicação entre os dois dispositivos é realizada por meio do aplicativo gratuito do goTenna e permite o envio de mensagens de texto e o compartilhamento da localização GPS. Além disso, o próprio app conta com mapas offline e a ferramenta de mensagens.

Os criadores afirmam que a antena é eficiente até mesmo quando o aparelho está no “modo avião”.

O aparelho tem um alcance de cerca de 14 km em ambientes abertos. Em ambientes urbanos e mais densos, o sinal se propaga por até 1,6 km.

A bateria do goTenna deve durar por uns três dias se o dispositivo for usado normalmente (alguns textos a cada hora, por exemplo). Mas, com um uso frequente, o tempo de duração pode cair para cerca de 30 horas.

Ainda Somente nos EUA. O dispositivo ainda não está disponível no Brasil, mas os criadores já afirmaram que desejam ampliar a divulgação do produto a partir de 2015.

Como está em fase de pré-venda, o go Tenna pode ser comprado pela metade do preço, custando atualmente US$ 150 (cerca de R$ 340) no site gotenna.com