Cemig apresenta à Prefeitura projeto de melhoria na iluminação pública

Acordo assinado entre Prefeitura Municipal e Cemig 
prevê a substituição de 4.822 conjuntos de iluminação.


A apresentação contou com as presenças do Prefeito Antônio Silva, do vice-prefeito Verdi Melo e de todo o secretariado, que acompanharam atentamente as explanações da equipe da Cemig, que apresentou o projeto a ser executado  nos bairros e região central da cidade, proporcionando a melhoria significativa na iluminação pública da cidade, através da  substituição de  4.822 conjuntos de iluminação por braços, lâmpadas e luminárias mais eficientes, dotadas de lâmpadas de vapor de sódio, mediante investimentos custeados integralmente pelo município, no valor de R$ 2,9 milhões, correspondendo melhorias de um terço da iluminação de toda cidade.

“Trata-se de um projeto muito importante para nossa cidade, que carecia desse tipo de beneficio que vai melhorar a qualidade de vida da nossa população, proporcionando mais segurança e que vai gerar uma economia substancial para o município”, destacou o prefeito Antônio Silva.

A expectativa é que os trabalhos comecem até meados do mês de setembro, sendo o bairro Centenário o primeiro a receber as melhorias, através da substituição de 438 pontos de iluminação, com lâmpadas de vapor de sódio. Posteriormente os trabalhos serão expandidos para os bairros Padre Vitor, Vila Murad e Bom Pastor, Santa Maria, Campos Elíseos, Ipiranga, Boa Vista e Bela Vista, Canaã, Vale dos Ipês, Industrial JK, Novo Horizonte e Rezende, Jardim Andere, Santana, Parque do retiro, Vila Mendes, Jardim Petrópolis, Santa Maria, Vila Floresta, Centenário, Recanto da Barra, Salto, Ilha do Sol,  Pinheiros São Geraldo, Vila Paiva, Bom Pastor, Campos Elíseos, Parque de Exposições e Centro.

Segundo o Prefeito Antônio Silva, este investimento vai proporcionar uma melhoria substancial na qualidade da iluminação pública, além de contribuir efetivamente para a preservação do meio ambiente.  “Varginha possui, atualmente, cerca de 2.800 lâmpadas a vapor de mercúrio. Todas estas lâmpadas serão substituídas por lâmpadas a vapor de sódio, que são menos prejudiciais ao meio ambiente e permitem uma iluminação melhor com menor gasto de energia. Isto representa, em média, uma redução de 25% na potência instalada, ao mesmo tempo em que garante uma luminosidade 69% maior”. – afirma.

Com a substituição destes equipamentos, os moradores de Varginha terão benefícios como aumento do fluxo luminoso e melhoria da qualidade da iluminação pública e, consequentemente, permitindo a redução de acidentes de trânsito e diminuição da criminalidade no período noturno, auxílio no tráfego de veículos e embelezamento noturno, valorizando fachadas de prédios e logradouros importantes para o município.