Projeto de Lei que prevê advertência sobre ingestão de bebida alcoólica para motoristas

Foi aprovado na Câmara de Varginha um Projeto de Lei, de autoria do vereador Zacarias Piva, que prevê que todos os estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas tenham inseridos, em local visível, a advertência: “Se beber não dirija”. De acordo com o autor do projeto, o objetivo é manter as pessoas em alerta constante sobre a necessidade de mudança de atitude em relação ao consumo de bebidas que provocam sérias alterações comportamentais. “Precisamos encontrar maneiras para tentar reduzir os altos índices de acidentes de trânsito ocasionados pela imprudência da combinação de bebida e volante e acredito que essa seja uma medida que irá contribuir para minimizar esse problema”, avalia o vereador Zacarias.

De acordo com o Artigo 1º do Projeto de Lei, ficam os bares, restaurantes, lanchonetes, casa de eventos, boates e demais estabelecimentos similares que comercializam bebidas alcoólicas no âmbito do Município de Varginha, obrigados a inserirem em seus cardápios, e na ausência desses, em local visível e com destaque a frase "SE BEBER NÃO DIRIJA". A frase/advertência deverá ser impressa ou aplicada nos cardápios, por meio de adesivos, com letras em cores diferenciadas do texto do cardápio, para maior destaque.

Em eventos folclóricos, festivos, esportivos e demais eventos similares que ocorra o comércio de bebidas alcoólicas, os promotores serão obrigados a inserir nos cartazes e em todas as peças publicitárias a frase: SE BEBER NÃO DIRIJA.

Segundo Zacarias, espera-se que com a aplicação dessa Lei, sejam reduzidos os casos de acidentes de trânsito. “Com certeza essa frase à vista será uma forma educativa de alertar os motoristas que poderão se conscientizar e evitar que mais graves acidentes aconteçam por causa da perigosa mistura entre bebida e volante”, conclui o vereador.