Qual é a melhor pilha recarregável?

Tudo Sobre Pilhas Recarregáveis

Com o uso crescente de aparelhos eletrônicos móveis em nosso dia-a-dia, em especial as câmeras digitais, é cada vez mais comum a procura por pilhas e baterias de maior duração. Fato que contribui para a crescente popularização da pilha recarregável. Este espaço é dedicado para que você tire suas dúvidas a respeito da pilha recarregável e possa comprar a mais adequada às suas necessidades.

O que é pilha recarregável?

A pilha recarregável consiste em uma fonte de energia renovável, ou seja, uma espécie de bateria que pode receber mais carga a medida que esta se esgota.

Qual a diferença entre a pilha recarregável e a pilha alcalina?

A pilha recarregável, ao contrário da alcalina, pode ter sua carga de energia restabelecida através de um carregador adequado; não sendo necessário seu descarte tão cedo.

A pilha recarregável tem vida útil?

Assim como a pilha alcalina, a pilha recarregável também tem vida útil, porém seu prazo de validade é bem maior; o mesmo varia de acordo com a utilização, o modelo e o fabricante.

Quais os tipos de pilha recarregável?

Existem dois tipos de pilha recarregável: NiCd e NiMH.

Qual a diferença entre uma pilha recarregável NiCd e NiMH?

Também conhecida como níquel cádmio, a pilha recarregável NiCd é mais barata, porém possui vida útil e capacidade de carga menor que o outro modelo. Além disso, é altamente poluente ao meio ambiente e apresenta falha de memória que resulta em não recarga.
Já a pilha recarregável NiMH, ou níquel metal hidreto, possuem vida útil e capacidade de carga maiores e portanto são mais usadas na atualidade, apesar de serem mais caras. Este modelo de pilha não apresenta metais pesados em sua formação e, portanto, é menos poluente. Também não apresenta problemas de memória, como o modelo anterior.

O que é falha de memória de uma pilha recarregável?

A falha de memória de uma pilha recarregável só ocorre no modelo mais antigo, o NiCd e resulta do seguinte processo. Toda pilha possui uma memória interna que acusa a relação entre a capacidade e o nível de reserva de energia. Quando essa memória dá problema, a pilha marca 100% de recarga quando na verdade não possui esse nível de energia armazenado; ou seja, a pilha pode ter carregado apenas 30% e acusar que está totalmente recarregada.

Como é medida a capacidade de energia da pilha recarregável?

A pilha recarregável tem sua capacidade de energia medida pela unidade mAh, ou seja, miliampéres por horas.

Quanto tempo dura uma pilha recarregável?

A capacidade da pilha recarregável é calculada da seguinte forma:
mA/horas
Por exemplo: Você possui um controle remoto que utiliza 01 pilha AAA e consome 250mA. Se a capacidade da pilha for 1000mAh, então a duração da mesma será de:
1000/25o = 4 horas

Quais os cuidados com uma pilha recarregável?

Para prolongar a vida útil de uma pilha recarregável, basta armazenar adequadamente em um local arejado, longe do calor e raios solares. Evitar o uso em aparelhos de recarga que não sejam originais.

Quando devo descartar uma pilha recarregável?

Cada modelo apresenta um tempo específico de validade que varia de acordo com a utilização. Mas, basicamente, toda pilha descartável deve ser descartada quando apresentar problemas de recarga, vazamento ou sinal de ferrugem ou corrosão.

Tipos de pilhas

A partir dos elementos químicos constituintes das pilhas que são definidas as caracteristicas e muitas vezes, o nome genérico pelo qual são conhecidas.
No caso das pilhas recarregáveis/baterias (ou acumuladores) os principais conjuntos electroquímicos são:

NiCad :: níquel-cádmio (1,2 V p/elemento)
NiMH :: níquel-metal-hidreto (1,2 V p/elemento)
Chumbo-ácido (2 V p/elemento)
Iões de litio (3,6 V p/elemento)
sendo este último o que melhor desempenho apresenta, face á elevada densidade de energia conseguida com esta tecnologia.

Não devemos esquecer que o processo de carga/descarga de um acumulador, é algo que também tem limites e tipicamente pode ser repetido mais ou menos 1000 vezes.


Formatos de pilhas

Os formatos de pilhas estão de acordo com standards da industria, regulados por diferentes entidades no mundo, que mantêm contudo equivalência entre eles.
Entre nós, apesar de tudo são os formatos americanos (ANSI) os mais divulgados e reconhecidos (AA, AAA, etc).
Na norma IEC as pilhas alcalinas designam-se pela sigla "LR" e as pilhas secas pela sigla "R".
As pilhas alcalinas têm uma maior duração que as pilhas secas, podendo durar até 2 vezes mais sob regimes de carga mais intensos.

Fonte:Tecnomídia