Samu começa a funcionar no mês de outubro em Varginha

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) deve começar a funcionar no dia 1º de outubro. A data previsa foi anunciada na manhã desta sexta-feira (8) em uma reunião entre representantes dos 153 municípios que formam o consórcio. A previsão depende agora de aprovação do Ministério da Saúde. O novo serviço de saúde terá sede em Varginha.

Ao todo, 604 funcionários entre técnicos em enfermagem, motoristas, socorristas, enfermeiros, médicos, psicólogos, porteiros além de funcionários do setor administrativo aguardam para começar as atividades. A central de regulação e atendimento será em Varginha, no bairro Boa Vista, e ainda vai contar com outros nove postos especializados chamados de unidade de suporte avançado. Nelas, haverá uma ambulância com UTI móvel, médico, enfermeiro e motorista. Outras 33 bases, chamados de postos básicos, funcionarão com uma ambulância sem UTI, enfermeiro e um motorista socorrista.

A implantação do serviço começou a ser cogitada na região em 2010, quando 15 ambulâncias do Samu chegaram a Varginha. Os veículos ficaram três anos parados, totalmente inutilizados. Já as obras da sede regional do Samu começaram em outubro do ano passado. A estrutura já está pronta, mas ainda faltam os equipamentos.

O Samu Regional vai atender 153 municípios do Sul de Minas, onde vivem mais de 2,5 milhões de pessoas. Para atender toda a população, o serviço vai disponibilizar ambulâncias para 34 municípios e cerca de 30 hospitais já estão credenciados.