É preciso fazer o dedo pensar ~ Coluna ArteNoMovimento


Diga-se de passagem, há muitos economistas fazendo política. Alguns bem pagos, inclusive. Jornalistas, publicitários, padeiros, mecânicos e por aí vai. Por isso, fique ligeiro! Vamos analisar as informações, seus envolvidos e daí tirarmos uma verdade.

Digo isso porque estas pesquisas que são realizadas com “meia dúzia de gatos pingados”, apontando um ou outro candidato, não dizem plenamente a verdade, a opinião da maioria. Elas também são vitimas de um bom discernimento. É preciso levar em conta, por exemplo, o local onde a pesquisa foi realizada. Em São Paulo mesmo, o público da Avenida Paulista é bem diferente do pessoal que circula na Praça da Sé. Isso em poucos quilômetros e sem julgar um ou outro. Numa conversa de ponto de ônibus você constata isso.

E mais! Tem muito sujeito tentando manipular pesquisas, para ganhar alguns pontos no cenário político… Se esse jogo faz parte da democracia, eu não posso afirmar. Mas antes de votar, é preciso fazer o dedo pensar.


Marcelo Andrade é jornalista na produtoramc, autor do livro O Evangelho das Ruas e editor de conteúdo no Projeto ArtenoMovimento.