Os imprevistos e as oportunidades de sucesso

Existe um profissional que admiro bastante, não apenas pela sua competência atual, mas pela busca constante de atualização. Sou amigo dele nas redes sociais e fui brindado por uma experiência que ele relatou. Seu nome é Alexandre Slivnik.

Li o seu relato, que transcrevo na integra abaixo mesmo sem a sua autorização expressa, pensei: isso merece uma reflexão. E é isso que estou fazendo agora. Espero que você aprecie esse caso sem moderação.

O relato dele é esse:

“Acabou de acontecer algo agora que ficará marcado para sempre na minha vida de palestrante!

Acabei de fazer uma palestra no Congresso de Empreendedorismo do NJE (CIESP). O palco era bem alto (aqueles com mais de 1,5 metro de altura). No meio da palestra recebo um bilhete! Nele estava escrito: "Alexandre, o zíper da sua calça está aberto"! E isso aconteceu bem na hora de uma história que contei que não podemos ter medo de seguir nossa essência!

Depois de segundos pensando o que eu faria, abri para a plateia o conteúdo do bilhete, fechei o zíper e disse: "Pronto! Não podemos ter medo de quem nós somos e de como estamos! O que importa é o que temos dentro de nós mesmos!". O riso foi geral e a plateia aplaudiu o fato!

Depois fiquei completamente solto e seguro que faria uma extraordinária palestra! No final, muitos chorando e todos aplaudindo de pé!

Saio daqui muito satisfeito e, principalmente, com a braguilha fechada!”

Através de relato tão curto pude fazer várias reflexões. Vamos a algumas:

A vida é cheia de imprevistos e com o nosso lado profissional, eles também acontecem. Assim, é importante que estejamos sempre preparados para as várias situações não programadas, as quais somos submetidos rotineiramente.

Quantas vezes faço uma programação para um determinado trabalho e ao iniciá-lo, para me adequar ao que o público está querendo para aquele momento, tenho que fazer alterações ou mudar o foco do trabalho? Sou capaz de apostar que, com você, isso também já aconteceu...

Neste caso, estamos falando de adaptabilidade, mas não é só isso...
 
O Alexandre mostrou ter domínio do assunto. Sabemos que as pessoas que não estão seguras do que estão apresentando, quase sempre se intitulam de tímidas e qualquer interferência irá comprometer o desenvolvimento da atividade que está sendo realizada.

Evitou cometer outros deslizes tão comuns a alguns profissionais, como por exemplo, subestimar o público com o qual está trabalhando. Qualquer movimento irregular chamaria muito mais a atenção, de forma negativa, do público.

Assumiu a responsabilidade e manteve o foco, e fez um link direto com o que estava apresentando. E, olha, como é fácil perder o foco...

E outra ação simples, mas digna de um mestre transformar um momento que poderia ser tenso, em um momento de alegria. Tudo de forma rápida, criativa e elegante.

Sabemos que os nossos clientes (que no caso dele era a plateia) estão muito exigentes, querem uma qualidade que justifiquem todos os investimentos que estão fazendo, seja de tempo, de dinheiro ou de qualquer outra coisa. E nós não podemos decepcioná-los.

E, neste momento, eu sugiro que você pare um momento e reflita: qual a relação que posso fazer da atuação do Alexandre com a minha atuação profissional? Estarei eu, preparado para lidar com os imprevistos? Estarei sendo flexível o suficiente? O que estou trazendo para a minha equipe?

Lembre-se que, quando as pessoas se destacam, fazem um trabalho bem feito, servem de referencia, de modelo. O Alexandre, por exemplo, e como eu disse no inicio deste artigo, não sabe sequer que eu estou escrevendo sobre ele. Essa é a melhor propaganda: a espontânea. E isso, todo mundo quer, não é verdade?

Então, já que na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma (como afirmava Antoine Lavoisier), aproveite esse exemplo: faça a sua parte: transforme a sua realidade. Se prepare, aja e seja feliz.


Odilon Medeiros – Consultor em gestão de pessoas, palestrante, professor universitário, mestre em Administração, especialista em Psicologia Organizacional, pós-graduado em Gestão de Equipes, MBA em vendas Contato: om@odilonmedeiros.com.br / www.odilonmedeiros.com.br

NOTA DO AUTOR:
Este artigo poderá ser publicado em qualquer veículo sem que isso represente a necessidade de pagamento ou outras obrigações por quaisquer das partes envolvidas. Entretanto, a empresa ou qualquer pessoa física que faça a publicação, deverá obrigatoriamente citar o autor.