Prefeitura e Unis concluem Plano de Saneamento Básico do município

Realizado através de uma parceria da Prefeitura de Varginha com o Unis, o Plano de Saneamento Básico do município de Varginha foi apresentado à comunidade, cumprindo assim a ultima etapa necessária para a ativação do convênio com a Copasa para o gerenciamento do novo Aterro Sanitário da cidade.

Antes da apresentação final, foram realizadas três audiências Púbicas, dando ampla divulgação dos trabalhos, de forma que os munícipes pudessem contribuir efetivamente com o projeto que consiste em quatro vertentes: gerenciamento de resíduos sólidos, de água, de esgoto e de drenagem.

Segundo explicações do Secretário de Meio Ambiente, Joadylson Ferreira, o plano tem de ter um Horizonte para 20 anos, e durante a audiência foi tratado o que o município teria de fazer a curto, médio e longo prazo. “Através desses encontros conseguimos reunir representantes de mais de 40 bairros da cidade, que deram sua contribuição sob a orientação de profissionais do Unis que conduziram os trabalhos com maestria”, destacou Joadylson. Segundo ele o Pano de Saneamento deverá ser entregue pelo Unis à Prefeitura até o final do mês de setembro.

“A partir do Plano estamos aptos a assinar o contrato de programado junto à Copasa para que a mesma possa iniciar os trabalhos no Aterro Sanitário que necessita de reformas para entrar em operação e também de desativação do aterro controlado do Corcetti”, destacou o Secretário de Meio Ambiente.