Projeto Caminhos do Cuidado

Secretaria Municipal de Saúde oferece curso 
de capacitação para agentes da saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Varginha oferece a partir de amanhã, quarta-feira, 10/09, o curso de capacitação para Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares/Técnicos de Enfermagem da Atenção Básica que atuam em cada uma das equipes de saúde da atenção básica do município. Trata-se do “Projeto Caminhos do Cuidado – Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares/Técnicos de Enfermagem da Atenção Básica”. Uma proposta de qualificação que possui como ênfase os processos de cuidado a usuários de crack, álcool e outras drogas e busca melhorar a atenção prestada aos mesmos e a seus familiares.

Caminhos do Cuidado  é um projeto que possui no estado de Minas Gerais uma gestão colegiada, com a participação das escolas executoras do projeto – Escola Técnica de Saúde do Centro de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Estadual de Montes Claros (ETSUS/CEPT/Unimontes) e a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) – bem como Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

A metodologia de aprendizagem apresenta dispositivos que auxiliarão os Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares/Técnicos de Enfermagem da Atenção Básica a  conectarem os conteúdos dessa formação ao mundo do trabalho, de acordo com os problemas e necessidades identificados no território.

A carga horária será de 60 horas, distribuídas em 40 horas presenciais (01 aula de 8 horas/dia/semana durante 5 semanas consecutivas) e 20 horas de dispersão. As atividades práticas do curso são integradas ao trabalho dos alunos, em que teoria e prática são vivenciadas desde o primeiro dia de aula, favorecendo a aplicação dos conhecimentos adquiridos pela equipe in loco. Nessa perspectiva, espera-se que os profissionais capacitados pelo curso estejam mais qualificados, ampliando as possibilidades de intervenção em saúde, especialmente na interface entre Saúde Mental e Atenção Básica.

Em Varginha as aulas serão ministradas a partir de manhã, 10/09, no auditório da Policlínica central, acontecendo uma vez por semana, durante 05 semanas.