Educação Permanente na UPA Varginha


Visando o aperfeiçoamento constante de seus profissionais, dando continuidade a um trabalho mensal realizado na UPA – Varginha aconteceram em setembro/2014, as aulas de Educação Permanente com os temas: Teatro Classificação de Risco  –  ministradas pelos acadêmicos de Enfermagem  do 10º Período da Unifenas ;   Treinamento e Conscientização Prevenção e Procedimentos em Acidentes de Trabalho - ministrada pelo Jorge do SESMT da Prefeitura de Varginha; Protocolo de Manchester para a Recepção da UPA, ministrada pela Enfª Gilmara ( Enfermeira RT da UPA de Varginha) e PGRSS  ministrada pela Enfª Máriman ( RT do PGRSS da UPA de Varginha, Enfª Presidente da SCIH da UPA).

AS condutas e técnicas corretas, facilitam o trabalho em equipe e melhora a qualidade de vida ao usuário.  Durante as aulas  foram abordados protocolos e Técnicas  para que o trabalho seja organizado, com qualidade e que facilite o atendimento ao cliente com humanização, zelo e cuidado.

A Portaria 2048 do Ministério da Saúde normatiza que os atendimentos nas Unidades de Urgências e Emergências sejam realizados através da “Triagem Classificatória de Risco” e do Acolhimento dos pacientes.  A UPA de Varginha implantou o Protocolo de Manchester para Triagem Classificatória de risco. De acordo com esta Portaria, o processo de triagem deve ser realizado por profissional de saúde, de nível superior mediante treinamento específico e utilização de protocolos pré-estabelecidos e tem por objetivo avaliar o grau de urgência das queixas dos pacientes, identificando-os em ordem de prioridade para o atendimento ( BRASIL , 2002).

A Biossegurança no Trabalho é um conjunto de medidas voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.   

O PGRSS é um conjunto de procedimentos de gestão que visam o correto gerenciamento dos resíduos produzidos no estabelecimento. Gerenciamento deve abranger todas as etapas de planejamento dos recursos físicos, materiais e da capacitação dos recursos humanos envolvidos no manejo do PGRSS.

Foi realizado também neste mês de Setembro Visita Técnica do Instituto Federal de Três Corações acompanhados pela Enfª Hélia.