Mutirão da Limpeza encerra atividades de 2014 no bairro São Geraldo na quarta-feira, 29/10

O trabalho de Mutirão da Limpeza retornará nessa próxima quarta-feira, 29/10, no bairro São Geraldo e será o último deste ano, afim de que os agentes possam desenvolver outras atividades preventivas relacionadas ao combate à dengue e ao chikungunya!

Para o sucesso da iniciativa seus organizadores pedem  aos moradores do São Geraldo que se mobilizem no sentido de retirarem de suas casas tudo que não estiverem utilizando mais e que possam acumular água parada, propiciando à proliferação do aedes Aegypti - mosquito transmissor da dengue, febre amarela e da febre chikungunya.

Levantamento Rápido do Índice 
de Infestação por Aedes Aegypti

Paralelo ao Mutirão, o Setor de Combate à Dengue, em conjunto com a Vigilância Ambiental, está realizando, através de seus Agentes de Combate à Endemias, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti - LIRAa em 5 % das residências do município.

As vantagens da realização deste Levantamento são a identificação dos criadouros predominantes e a situação de infestação do município, o que permite o direcionamento das ações de controle e combate à dengue para as áreas mais críticas.

Como é feito este Levantamento

O município é dividido em grupos de 9 mil a 12 mil imóveis com características semelhantes. Em cada grupo, também chamado estrato, são pesquisados 450 imóveis. Os estratos com índices de infestação predial inferiores a 1% são considerados em condições satisfatórias, de 1% a 3,9% são considerados em situação de alerta, e superior a 4% são considerados com risco de surto de dengue.

Cabe ressaltar, que independentemente da realização deste LIRAa, o Setor de Combate à Dengue e a Vigilância Ambiental de Varginha já desenvolvem periodicamente estas amostragens, através de seus Agentes de Controle de Endemias, mantendo a cidade sob controle e realizando permanentemente ações de combate ao mosquito transmissor da dengue e conscientização em todos os aspectos em nosso município.