Presídio de Varginha será revitalizado com projeto feito por universitários


Uma audiência pública realizada no fim do ano passado pela Câmara de Vereadores de Varginha apontou que a população varginhense via a necessidade de reforma do presídio local. Desde então uma série de medidas foram tomadas para que as ações pudessem ser implementadas e uma delas contou com a ajuda dos alunos do Grupo Unis.

Os estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica e de Arquitetura elaboraram o projeto de revitalização do espaço. Além da elaboração dentro dos padrões modernos e funcionais, foi anexada a planilha de custos para a obra. “Além de aliar teoria e prática, atividades como estas permitem que os alunos interajam com o meio em que estão, enxergando mais claramente a função social da profissão que escolheram seguir”, ressalta a Coordenadora do curso de Engenharia Civil, Profa. Ma. Ivana Prado de Vasconcelos, que orientou os estudantes durante os trabalhos.

Os estudantes foram até o Presídio para ver de perto como estava a situação. Depois eles se reuniram com os professores e se dividiram em grupos, ficando responsáveis por partes distintas do projeto. Estruturação, programa de incêndio e medição foram alguns dos pontos contemplados pelos alunos. Diversos conceitos estudados em sala de aula foram aplicados durante a execução das ações e o mais importante, segundo os alunos, foi a pesquisa de diretrizes básicas para a elaboração do projeto de acordo com o Ministério da Justiça.

Elker Lucas Garroni é estudante do 10º Período de Engenharia Civil. Ele fez parte do projeto e se sentiu gratificado com o trabalho. “Este projeto foi uma oportunidade única e um desafio para todos os participantes envolvidos. Além da questão social, foi importante também o trabalho integrado entre os cursos com o objetivo de vivenciar o dia-a-dia da profissão, mostrando que é necessária a união dos profissionais para o sucesso no desenvolvimento dos projetos.