Zoológico de Varginha recebe autorização para ser reaberto

Fechado desde março de 2009, quando o IBAMA e a AGU - Advocacia Geral da União decretaram o fechamento por irregularidades na acomodação dos animais o Zoológico de Varginha está prestes a abrir as portas para o púbico. Na semana passada a AGU liberou o local para reabertura que segundo o prefeito deverá ser reaberto para a visitação num prazo de 30 a 60 dias, período necessário para sua limpeza e adequação. “Cumprimos as metas estabelecidas e agora vamos realizar pequenos reajustes como limpeza e pinturas, necessários para receber bem as pessoas que por lá passarem”, disse o prefeito.

Ala dos felinos

Após sua interdição as obras no Zoológico chegaram a ser iniciadas, mas foram paralisadas em setembro de 2012 por falta de pagamento da prefeitura junto à construtora responsável, tendo sido retomadas pela administração atual em abril de 2013. Em setembro do mesmo ano foi concluída a ala dos felinos, mais espaçosa para receber os animais.

Utilidade Pública

Inaugurado em 1966 e declarado de utilidade pública em 1967, o Parque Zoobotânico Municipal Dr. Mário Frota é tombado pelo Patrimônio Cultural de Varginha. O zoológico ocupa uma área de 44 mil m² e abriga cerca de 50 espécies atingindo mais de 350 animais.