Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil e Sarampo 2014/2

Segunda etapa será neste sábado, 22/11 
nas unidades de saúde do município

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil e Sarampo acontecerá em Varginha neste sábado, 22/11, Dia “D”, estando disponível  nas Unidades Básicas de Saúde das 8h às 17h. Lembrando que a meta é vacinar contra a poliomielite 100% da população alvo, de forma indiscriminada. Crianças de 06 meses a menores de 05 anos de idades (04 anos, 11 meses e 29 dias). Destaca-se que Varginha possui 7.212 crianças e que até o dia 11/11 foram vacinadas contra a poliomielite 1.436 crianças (29,54% da meta) e contra o Sarampo 1.274 crianças (20,60%), da meta a ser atingida.

Sarampo

O Brasil realiza campanhas de seguimento contra o Sarampo desde 1995, com intervalos que variam entres dois e quatro anos.  A última acontecer em 2011. Estratégias de vacinação indiscriminada reduzem ou eliminam os bolsões de não vacinados, visando garantir a manutenção do estado de eliminação do sarampo e rubéola no país.

A meta mínima da vacinação contra o sarampo é 100% da população alvo, ou seja, crianças a partir de 01 ano até 04 anos, 11 meses e 29 dias deverão ser vacinadas de forma indiscriminada.

O objetivo da campanha é resgatar menores de cinco anos ainda não vacinados, corrigindo uma falha primária da vacinação contra sarampo e da rubéola, garantindo a manutenção do estado de eliminação dessas doenças no país.

Enfermeira coordenadora da Atenção Básica em Varginha, Marilena Azalini Bernardes pede às mães que fiquem atentas, porque mesmo as crianças que já receberam a vacina anteriormente na rotina de imunização, deverão recebê-la novamente.

Poliomielite

Este será o 35º anos de Campanha de Vacinação contra a Poliomielite no Brasil, que a 25 anos convive sem a doença, estando livre do poliovírus desde 1990. Todas as ações de imunização devem ser mantidas para que se garanta a não reintrodução  do vírus no país.