Em pauta é... Zumba, como funciona e quais os seus benefícios

Para perder peso e manter a saúde, encontrar uma atividade que lhe proporcione prazer é fundamental. Dentre as tantas opções, uma que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil inteiro, inclusive em nossa querida Varginha, é a Zumba.

Este estilo de dança que vem invadindo as academias de todo o país, consegue aliar uma atividade que pode ser bastante divertida, com excelentes resultados. Diferentemente de algumas danças, que são predominantemente dominadas por mulheres, a Zumba é muito eclética atende aos mais diversos perfis e objetivos.

Ao contrário do que muitos acreditam, a Zumba não é um estilo que foi adaptado ao fitness. Na verdade a Zumba é uma adaptação de vários estilos de dança latina, que foi criado e adaptado na cidade de Miami. Para se ter uma ideia do tamanho que a Zumba tem hoje, cerca de 14 milhões de pessoas praticam este tipo de dança ao redor do mundo. A Zumba é encontrada em mais de 180 países, sendo hoje considerada um fenômeno mundial do fitness.

Como Funciona
uma aula de Zumba?

Dentre as inúmeras variações que o estilo permite, já que é uma adaptação de várias danças latinas a Zumba na grande maioria das vezes é conduzida por um professor e os alunos copiam seus movimentos. Assim, as coreografias ficam no encargo do professor e os alunos apenas se divertem e acompanham a dança. Como a Zumba traz muitas variações diferentes, o professor consegue mobilizar praticamente todos os grandes músculos. Além disso, com influências de danças rápidas e lentas, a Zumba acaba sendo um exercício intervalado de alto impacto. As músicas que vão ditar o ritmo são de frentes variadas, como pop, reggae, salsa e muitas outras. Apenas com a seleção correta das músicas, o professor já consegue controlar a intensidade e o volume.

Quais os benefícios da Zumba?

Os exercícios contam com intervalos e alterações de intensidade, os intervalados, contam com um excelente gasto calórico total, sendo muito eficientes para o emagrecimento e aumento dos níveis do metabolismo basal. Assim, a Zumba é uma excelente maneira de perda de peso, já que sua alternância de ritmos, faz com que o corpo fique com os níveis fisiológicos e metabólicos elevados por mais tempo.

Mas é só quem busca emagrecer que pode fazer aula de Zumba? De maneira alguma. Mesmo para quem busca nela uma prática para a saúde, vai ter excelentes resultados. Como a Zumba é um exercício aeróbico, mas que conta com alternância de movimentos e de intensidade, é possível desenvolver o tônus muscular, a coordenação motora, resistência cardio respiratória e muito mais. Como a Zumba atua em praticamente todos os grandes grupos musculares, mas principalmente os das pernas e glúteos, estes tem grandes ganhos de tonicidade. É bom deixar claro que tonicidade é diferente de hipertrofia, sendo que nesta última o tamanho do músculo é que é aumentado e não apenas seu tônus.

Estes são alguns dos benefícios fisiológicos da Zumba. Mas eles não param por ai. Com a prática constante, além da coordenação motora, o equilíbrio também é muito beneficiado, sendo uma boa pedida para pessoas em processo de envelhecimento.

Além disso, o contato com pessoas, com um grupo maior, aumenta as interações sociais e favorece a distração e a diversão. Não que as outras práticas convencionais não consigam isto, mas a Zumba, por seu caráter recreativo, garante muito mais.

Desta forma a Zumba é uma ótima escolha para quem quer uma atividade bastante completa e que seja prazerosa. Além disso, a Zumba é uma atividade democrática, onde crianças, jovens, idosos, homens e mulheres podem participar. Cada um dança no seu ritmo e assim tem espaço para todos numa aula de Zumba.

Gostaria de terminar este artigo parabenizando o Secretário de Esportes do Município de Varginha, Toninho Gonçalves, e toda a sua equipe da SEMEL pelo brilhante trabalho que vem realizando no segmento esportivo varginhense, tanto com a zumba, quanto com os demais segmentos desportivos. Um forte abraço meu amigo.

Gostaria de terminar este artigo parabenizando o Secretário de Esportes do Município de Varginha, Toninho Gonçalves, e toda a sua equipe da SEMEL pelo brilhante trabalho que vem realizando no segmento esportivo varginhense, tanto com a zumba, quanto com os demais segmentos desportivos. Um forte abraço meu amigo.

Bons Treinos!


Renan Lenzi Silva
Jornalista, Gestor Público pela UNICESUMAR, Concluinte de Matemática pela UFSJ e graduando em Engenharia Civil pelo UNIS