Gestão de pessoas em organizações públicas em debate na Unifal-MG


Na próxima sexta-feira, dia 21/11, o programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) realiza o Seminário “Gestão de Pessoas em Organizações Públicas”. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece a partir de 14h no Auditório Campus de Varginha da Unifal-MG. Para se inscrever, os interessados devem acessar www.unifal-mg.edu.br/caex/inscricoes.

A conferência de abertura do seminário traz o tema “Gestão de Pessoas no Setor Público: similaridades e diferenças com o Setor Privado”. A responsável pela discussão é a Profª. Drª. Maria Regina Martinez, organizadora do evento e professora da disciplina Gestão de Pessoas em Serviços Públicos, do programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade. “Nossa proposta é reavivar as discussões de gestão de pessoas no espaço público e repensar como podemos fazer políticas mais eficientes nesta área”, ressalta a organizadora do evento.

Em seguida, gestores da esfera municipal, estadual e federal destacam as formas de coordenação e valorização de suas equipes com o objetivo de aprimorar os serviços oferecidos à sociedade. A mesa redonda “O desafio da Gestão de Pessoas nas Organizações Públicas” conta com a presença do prefeito de Varginha, Antônio Silva; do superintendente de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Renato Leal Paixão Raso; e do procurador-seccional da Fazenda Nacional, Amador Gilberto Cassiano. A mediação do debate é do vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade, Prof. Dr. Luiz Antônio Staub Mafra.

O Seminário conta ainda com comunicações orais e exposição de banners dos mestrandos. Trazem as perspectivas das Pesquisas em Gestão de Pessoas nas Organizações Públicas. Dentre os temas em análise pelos mestrandos está “A diversidade de gerações e sua relação com conflitos no setor público”, “A Síndrome de Burnout e seus impactos na qualidade de vida dos trabalhadores da saúde” e “Da administração à gestão estratégica de pessoas: o conhecimento técnico a serviço de uma gestão pública eficiente”.

Serviço:

Data
- Sexta-feira, 21 de novembro de 2014, a partir das 14h

Local
- Auditório do Campus Avançado de Varginha - Unifal-MG :: Avenida Celina Ferreira Ottoni, 4000 - bairro Padre Vítor - Varginha/MG

Inscrição
- Para receber o certificado de participação, os interessados devem se cadastrar no site https://www.unifal-mg.edu.br/caex/inscricoes/.
A inscrição é GRATUITA.

Apresentação
- O evento marca o término da disciplina Gestão de Pessoas em Serviços Públicos do curso de Mestrado em Gestão Pública e Sociedade da UNIFAL-MG. Propõe-se a ser um espaço de integração de conhecimentos e experiências sobre Gestão de Pessoas no Setor Público, visando fazer um paralelo das similaridades e diferenças com o Setor Privado. O objetivo principal é refletir e analisar o desenvolvimento das ações de gestão de pessoas nas organizações públicas.

Justificativa
- Em um cenário globalizado e dinâmico, no qual pessoas vêm sendo apontadas como fator estratégico para as organizações e várias iniciativas vêm sendo feitas para melhorar a qualidade de vida das pessoas no ambiente do trabalho faz-se necessário discutir as similaridades e diferenças do Setor Público com o Setor Privado com o objetivo de melhorar as práticas de Gestão de Pessoas nos serviços públicos.

Objetivo Geral
- Trocar conhecimentos e experiências entre docentes, discentes, profissionais e gestores sobre Gestão de Pessoas nas Organizações Públicas.

Objetivos Específicos
- Apresentar as mais recentes abordagens teóricas no âmbito de Gestão de Pessoas no setor público;
- Expor o produto das atividades desenvolvidas pelos discentes no âmbito da disciplina de Gestão de Pessoas em Serviços Públicos do curso de Mestrado em Gestão Pública e Sociedade;
- Promover discussões sobre os processos de Gestão de Pessoas nas organizações públicas nas esferas municipal, estadual e federal.

Público
- Estudantes do curso de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade, discentes de graduação e pós-graduação, docentes, profissionais da área de Gestão de Pessoas e convidados.

Programação

- 13h30 às 14h
Credenciamento

- 14h às 14h30
Conferência de Abertura: “Gestão de Pessoas no Setor Público: similaridades e diferenças com o Setor Privado”
Profª. Drª. Maria Regina Martinez (Unifal-MG)

- 14h30 às 15h30
Mesa redonda: “O desafio da Gestão de Pessoas nas Organizações Públicas”
Mediador: Prof. Dr. Luiz Antônio Staub Mafra, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade;
Gestor Municipal: Antônio Silva, prefeito de Varginha;
Gestor Estadual: Renato Leal Paixão Raso, superintendente de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais;
Gestor Federal: Amador Gilberto Cassiano, procurador-seccional da Fazenda Nacional.

- 15h30 às 16h30
Comunicações orais e exposição de banners - “Perspectivas das Pesquisas em Gestão de Pessoas nas Organizações Públicas”
Temas:

  • As metas e a valorização do servidor público
  • A diversidade de gerações e sua relação com conflitos no setor público
  • A gestão de pessoas no setor público municipal: um estudo de caso da visão do gestor frente ao treinamento e a capacitação de seus técnicos no CRAS
  • Gestão de pessoas no setor público: os colaboradores terceirizados
  • A Síndrome de Burnout e seus impactos na qualidade de vida dos trabalhadores da saúde
  • Portal corporativo como ferramenta do conhecimento aplicado à gestão de pessoas nas organizações públicas
  • Da administração á gestão estratégica de pessoas: o conhecimento técnico a serviço de uma gestão pública eficiente
  • Gestão pública municipal: um estudo sobre a elaboração e utilização de uma cartilha de orientação voltada para os servidores da Prefeitura de Varginha e sua influência no relacionamento interpessoal.


- 16h30 às 17h
Coffee break e momento interativo