II Mostra Cultural da Educação em Tempo Integral das Escolas do Campo


Realizada na quarta-feira, 12/11, no Teatro Capitólio, a II Mostra Cultural da Educação em Tempo Integral das escolas do campo de Varginha, reuniu os alunos da Educação Infantil ao 5° ano Ensino Fundamental do período vespertino das Escolas Municipais Rurais, além de Diretores, coordenadores, educadores da educação do campo que juntos compartilharam experiências construídas no diálogo entre a educação formal e os diversos saberes comunitários, através de apresentações artísticas e culturais, parte das oficinas desenvolvidas pelo programa Educação em tempo Integral, hoje uma realidade em todas as escolas rurais do município.

A Mostra Cultural confirmou que a educação integral é muito mais do que a ampliação da jornada escolar, mas sim a promoção da formação integral dos alunos. O projeto aconteceu em parceria com o UNIS, através do Projeto “Oportunidades e Programa Mais Educação” do Governo Federal. Durante a Mostra serão oferecidas oficinas de Acompanhamento pedagógico, Brinquedo e artesanato regional, Canteiros sustentáveis, Percussão, Múltiplas vivências esportivas, Informática.

Compromisso com a Educação

Ao falar para os estudantes e às equipes responsáveis pelo evento, o prefeito Antônio Silva mais uma vez reafirmou o compromisso da administração para com a Educação, do Campo e da cidade, “responsáveis pela formação dos nossos jovens que representam o futuro na nossa cidade, nosso Estado e nosso País. Projetos como este que vemos hoje são de grande importância para cada um de vocês que aqui estão, que através da Educação em Tempo Integral tem a oportunidade de se desenvolverem de forma completa, em sua totalidade, porque muito mais do que o tempo em sala de aula, a educação integral reorganiza espaços e conteúdos. Um grande desafio, mas uma realidade em nossa cidade”.